quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Em novembro, potiguares poderão ver maior superlua do século

Os admiradores de astronomia já têm um bom motivo para comemorar no próximo dia 14 de novembro. É que acontece neste dia o maior e mais brilhante aparecimento da Lua Cheia em cem anos. A última vez que o satélite esteve tão perto de nós foi em 26 de janeiro de 1948.
A explicação se deve ao movimento elíptico do satélite natural e as fases da lua. Enquanto se move ao redor da Terra, a sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo (perigeu) e o mais distante (apogeu) em relação ao planeta. A superlua acontece quando o perigeu coincide com a lua cheia.
Quando está na menor distância da Terra, o fenômeno faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que de costume.
A próxima vez que o fenômeno deverá ser tão intenso vai ocorrer apenas em 25 de novembro de 2034
Em 2016, a previsão é que aconteçam três superluas. A primeira já ocorreu aconteceu no último dia 16 e as próximas estão previstas para os dias 14 de novembro e dezembro.
Fonte:Novo Jornal

HENRIQUE EM MAIS UMA: Negócios de Trump no Brasil são investigados, políticos estão envolvidos

A Procuradoria da República no Distrito Federal afirmou à Justiça Federal que um fundo de investimento criado pelo FGTS e administrado pela Caixa Econômica “favoreceu de forma suspeita” o grupo econômico “The Trump Organization”, do empresário e candidato republicano à Presidência nos EUA, Donald Trump.
De acordo com a manifestação do procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, com data de 21 de outubro, um complexo de cinco torres de escritórios corporativos no Rio, com 150 metros de altura cada um, denominado Trump Towers Rio, é “objeto de exame por parte da equipe interdisciplinar investigadora” da Operação Greenfield, que investiga fraudes em fundos de pensão. O empreendimento, de 38 andares e anunciado em 2012, ainda não saiu do papel.
A manifestação foi enviada ao juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, na ratificação à denúncia feita em junho passado pela PGR (Procuradoria Geral da República) contra os ex-deputados federais Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), entre outras pessoas.
O juiz acolheu a denúncia nesta quarta-feira (26) e mandou abrir ação penal contra o grupo, denunciado por suposto recebimento de propina em troca da liberação de recursos do FI-FGTS para projetos privados. Foi com recursos do fundo de investimento do FGTS que a Caixa adquiriu terrenos na zona portuária do Rio, em uma região rebatizada de Porto Maravilha, onde foram anunciadas as Trump Towers Rio. Sem dar mais detalhes, a procuradoria diz que o investimento “favoreceu, de forma suspeita, o grupo The Trump Organization”.
(Folha de S.Paulo – Rubens Valente)

Álcool com energético tem o mesmo efeito que cocaína

Vodca com energético já virou um clássico das baladas, mas pode ser uma bomba para os adolescentes. Pesquisadores da Universidade Purdue, em Indiana, EUA, fizeram testes com os cérebros de ratos adolescentes (já que não poderiam fazer o mesmo com humanos) e observaram mudanças químicas em suas massas encefálicas muito parecidas com os efeitos da cocaína.
Uma lata de energético pode ter até 10 vezes mais cafeína do que um refrigerante comum – e costuma ser procurada por adolescentes para curtir uma noitada. Já se sabia que os jovens que consumiam energético (mesmo sem misturá-lo com outras bebidas) têm mais chance de virarem consumidores de álcool quando adultos. Mas, quando o energético é tomado com álcool ainda durante a adolescência, o centro de recompensas do cérebro é alterado – e os jovens sentem mais dificuldade em lidar com substâncias prazerosas. Os efeitos podem durar até a vida adulta.
Os ratos que tomaram álcool com energético se tornaram muito mais ativos (como era de se esperar) e seus cérebros foram inundados pela proteína ΔFosB, típica de quem abusa da cocaína ou da morfina. Quando adultos, os ratinhos se tornaram muito mais resistentes à sensação de prazer da cocaína – o que pode indicar que eles procurariam doses maiores da droga.
“Tudo indica que as duas substâncias misturadas causam mudanças de comportamento e na neuroquímica do cérebro”, disse Richard van Rijn, um dos autores do estudo. “Há claramente efeitos em tomar essa mistura que não existiriam quando se toma o álcool ou o energético separadamente.”
Super Interessante


Blog do BG

SUS incorpora medicamento para tratar fibrose cística

Portaria do Ministério da Saúde, publicada hoje (27) no Diário Oficial da União, torna pública a decisão de incorporar a tobramicina inalatória para o tratamento de infecção crônica das vias aéreas em pacientes com fibrose cística.
De acordo com o texto, o relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) sobre o medicamento será disponibilizado no endereço eletrônico http://conitec.gov.br/. A portaria entra em vigor hoje.
A doença
De acordo com a Sociedade Brasileira de Assistência à Mucoviscidose, a fibrose cística é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, o pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo e é a doença genética grave mais comum da infância.
Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. Esse muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.
Os sintomas da fibrose cística variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são:
– pele de sabor muito salgada;
– tosse persistente, muitas vezes com catarro;
– infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;
– chiados no peito ou falta de fôlego;
– baixo crescimento ou ganho de peso, apesar de bom apetite;
– fezes volumosas e gordurosas e dificuldade no movimento intestinal (poucas idas ao banheiro);
– surgimento de pólipos nasais.
Ainda segundo a entidade, antigamente, crianças afetadas pela fibrose cística mal chegavam à idade de completar a escola primária. Atualmente, o diagnóstico precoce e o tratamento correto aumentam a expectativa e a qualidade de vida de crianças e adultos acometidos pela doença.
Fonte:Agência Brasil


Cadastramento biométrico ordinário aconteceráem Messias Targino e em 38 municípios do RN; confira lista

Foram divulgadas as 39 cidades para biometria ordinária. O cadastramento deverá iniciar somente no início de 2017, com a coordenação da Comissão de Biometria do TRE- RN. Os eleitores destes municípios estão convidados para, voluntariamente, cadastrar a digital.
A ação tem como objetivo tornar o sistema eleitoral mais seguro e confiável, evitando que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação antes do voto.
Confira a lista dos municípios que terão o cadastramento biométrico ordinário:
ANGICOS
APODI
ARÊS
BODÓ
CAIÇARA DO RIO DO VENTO
CAMPO GRANDE
EXTREMOZ
FELIPE GUERRA
FERNANDO PEDROZA
IPUEIRA
ITAÚ
JANDUÍS
JUCURUTU
LAJES
MAXARANGUAPE
MESSIAS TARGINO
MONTANHAS
OLHO D’ÁGUA DOS BORGES
PARAÚ
PATU
PEDRA PRETA
PEDRO VELHO
POÇO BRANCO
PORTALEGRE
RIACHO DA CRUZ
RIO DO FOGO
RODOLFO FERNANDES
SANTANA DO MATOS
SENADOR GEORGINO AVELINO
SÃO JOÃO DO SABUGI
SÃO RAFAEL
SERRA NEGRA DO NORTE
SEVERIANO MELO
TABOLEIRO GRANDE
TAIPU
TRIUNFO POTIGUAR
UMARIZAL
UPANEMA
VIÇOSA
TRE-RN


ONU não autoriza urgência para queixa sobre ‘perseguição’ a Lula e caso será avaliado junto a mais de 500 até 2018

Do Estadão:
ONU diz que não examinou admissibilidade do caso Lula
Entidade informa que registro da queixa é “formalidade” e que ainda vai analisar os argumentos para avaliar sua admissibilidade ou mérito, o que pode levar cinco anos

Jamil Chade, correspondente – O Estado de S. Paulo

GENEBRA
 – A ONU informa que a sua decisão relativa ao exame do caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi uma “formalidade” e que ainda não se pode considerar que a entidade considerou sua admissibilidade. Tal etapa apenas será realizada em 2017 ou mesmo em 2018. O julgamento completo do caso pode levar cinco anos. 
Na quarta-feira, os advogados do ex-presidente anunciaram em um comunicado de imprensa que o pedido de abertura de processo para averiguar possível violação de garantias do petista pelo Estado brasileiro foi registrado pelo órgão. No comunicado, os advogados apontam que a ONU informa ainda que o governo Michel Temer tem dois meses para prestar “informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação”.
Na manhã de hoje, em um outro comunicado, a ONU explicou que a decisão envolvia apenas um “registro” do caso. “Isso não implica uma decisão nem sobre sua admissibilidade e nem sobre mérito”, indicou uma nota enviada pela porta-voz da entidade, Elizabeth Throssell. “Significa apenas que o Comitê de Direitos Humanos olhará o caso”, disse. 
Ela confirmou que a comunicação “agora foi enviada à missão permanente do Brasil para que o Estado faça suas observações”. 
Em um segundo comunicado emitido hoje, a ONU foi além. “Podemos confirmar que a ONU formalmente registrou a petição submetida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Throssell. “O processo de registro é essencialmente uma formalidade e não implica em nenhuma expressão ou decisão do Comitê sobre a admissibilidade ou os méritos da queixa”, insistiu.
Segundo a ONU, 95% dos casos que chegam são registrados. Nesta fase, a entidade apenas examina se todos os documentos estão em mãos, se a pessoa de fato existe e se o país implicado pode ser julgado com base nos tratados. Ainda conforme a organização, a admissibilidade da queixa apenas será avaliada uma vez que a entidade também tenha em mãos a defesa do Estado brasileiro. “O Comitê vai começar sua consideração sobre a admissibilidade uma vez que tenha recebido a subsmissão do Estado brasileiro sobre o assunto”, indicou.
“O Comitê primeiro decide se a queixa cumpre os critérios de admissibilidade”, explicou. “Isso pode normalmente levar até dois anos”, disse. “O tempo para considerar a queixa, tanto em sua admissibilidade como mérito, varia. Mas pode levar até cinco anos”, completou.
Na prática, isso significa que a ONU aceita considerar a queixa de Lula e dará prosseguimento à análise do caso, mas ainda não se posicioinou sobre o conteúdo do pedido feito pelo petista. A entidade poderia ter rejeitado o registro já no primeiro juízo ou mesmo ter considerado um caráter de urgência, antecipando um exame. Mas optou pelo caminho tradicional.
A decisão sobre abertura de processo deve ficar para uma avaliação de peritos, no segundo semestre de 2017. Em julho, quatro meses depois de Lula ter sido levado coercitivamente para depor pela força-tarefa da Lava Jato, os advogados do ex-presideente protocolaram uma queixa formal contra o Estado brasileiro. O documento denuncia ações consideradas como “abuso de poder” do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato. O processo também acusa o Judiciário de “parcialidade” e será avaliado com base na Convenção Internacional de Direitos Políticos.
Na semana passada, o Comitê de Direitos Humanos da ONU deu início a seu terceiro e último encontro de 2016. Mas, na agenda, estavam apenas 25 casos de mais de 550 que aguardam para ser avaliados.
A entidade que vai julgar o caso está com um atraso na avaliação de cerca de 550 outros casos, enquanto peritos da ONU admitem que o exame de conteúdo do ex-presidente pode ficar para o final de 2017. A entidade poderia ter dado um tratamento urgente à queixa, mas isso não foi autorizado.
Yuval Shany, presidente do comitê que avalia as petições individuais, informou que os funcionários da ONU apenas conseguiram preparar 25 casos nesta semana. “Lula não está entre eles”, disse ao Estado.
Nigel Rodley, também perito, era outro que sequer sabia da existência de uma petição apresentada por Lula. “Acho que quando esse caso chegar, eu não serei nem mais membro do Comitê”, disse. “É uma pena, teria sido divertido”, lamentou.
Para o perito Vitor Manuel Rodriguez, um caso pode ficar engavetado até um ano e meio antes de chegar às suas mãos.
Mesmo assim os advogados de Lula comemoraram a decisão. “Avançamos mais um passo na proteção das garantias fundamentais do ex-Presidente com o registro de nosso comunicado pela ONU.É especialmente importante saber que, a partir de agora, a ONU estará acompanhando formalmente as grosseiras violações que estão sendo praticadas diariamente contra Lula no Brasil”, disse Cristiano Zanin Martins, po meio de nota.
No texto, a defesa do petista argumenta que o ex-presidente e seus familiares são alvo de perseguição da Lava Jato. “As evidências apresentadas na ação se reportam, dentre outras coisas: (i) à privação da liberdade por cerca de 6 horas imposta a Lula em 4 de março de 2016, por meio de uma condução coercitiva sem qualquer previsão legal; (ii) ao vazamento de materiais confidenciais para a imprensa e à divulgação de ligações interceptadas; (iii) a diversas medidas cautelares autorizadas injustificadamente; e, ainda, (iv) ao fato de Moro haver assumido em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, em 29/03/2016, o papel de acusador, imputando crime a Lula por doze vezes, além de antecipar juízo de valor sobre assunto pendente de julgamento”, diz a nota.
Fonte:Thaisa Galvão

Pistoleiro acusado de envolvimento em vários homicídios e preso em Mossoró.

José Dimas da Silva Martins, “Paulista" de 34 anos foi preso no início da tarde de hoje 25 de Outubro, numa operação envolvendo a Divisão de Homicídios, Delegacias de Caraúbas, Umarizal com apoio das Delegacias de Furtos e Roubos, Denarc e Delegacia Regional de Mossoró. 

Segundo o Delegado o Rafael Arraes, comandante da operação, Paulista é suspeito de envolvimento em vários homicídios em Mossoró, Umarizal, Caraúbas e São Paulo, onde tem mandado de prisão, expedido pela Vara Única de Louveira, pelo crime de assassinato. 

Na casa dele, no bairro Macarrão em Mossoró, a policia encontrou uma Pistola 380, um colete balístico e uma motocicleta com queixa de roubo. 

Aqui em Mossoró, ele confessou ter matado o mecânico Marcio Alves Gomes “Marcinho” de 33 anos de idade, assassinado na última sexta feira dia 21, no bairro Aeroporto. Ele disse que estava sendo ameaçado de morte por Marcinho. 
Todos os procedimentos estão sendo realizados na Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa no centro de Mossoró.
Fonte:O câmera

Projetos de lei querem reconhecer vaquejada como cultura e esporte

Onze projetos que propõem regularizar a vaquejada no Brasil estão em tramitação no Senado e na Câmara Federal. Conforme dados do Senado, até a quarta-feira (26), seguiam em análise na Casa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), um Projeto de Lei aprovado na Câmara Federal (PLC) e dois Projetos de Lei do Senado (PLS). Em oposição aos quatro, um PLS que proíbe a prática de vaquejadas e rodeios também está sob avaliação do Senado. Raimundo Lira, senador do PMDB pela Paraíba, é autor de um dos projetos a favor da vaquejada.
As discussões envolvendo a prática, comum no Nordeste brasileiro, voltaram à pauta dos parlamentares após o Supremo Tribunal Federal considerar, no início de outubro, que a vaquejada causa sofrimento aos animais e, por isso, é inconstitucional. Na terça-feira (25), vaqueiros e apoiadores das vaquejadas pararam o trânsito em Brasília, em manifestação a favor da prática que consideram esporte e cultura. No total, oito projetos na duas casas legislativas federais foram iniciados somente neste ano.
Blog do Robson Pires

Alunos e servidores do CAMEAM/UERN bloqueiam parcialmente a BR-405 em Pau dos Ferros

Estudantes, professores, servidores terceirizados e servidores técnico administrativos do Campus Avançado "Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) bloquearam na manhã desta quarta-feira (26), parcialmente a rodovia federal BR-405 na altura do KM 153, no município de Pau dos Ferros. 

O protesto que contou com a participação de cerca de 100 manifestantes com faixas e cartazes, teve o objetivo de mobilizar toda comunidade acadêmica, bem como a sociedade do Alto Oeste Potiguar acerca de várias demandas da área, entre elas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 que visa a limitação dos investimentos públicos em diversos setores, sobretudo na Educação e a reformulação do ensino médio. 

Os estudantes também protestaram contra o descaso do Governo do Estado do Rio Grande do Norte com a universidade, que, inclusive está com as suas atividades acadêmicas e administrativas suspensas em virtude da paralisação dos trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza e vigilância e que não recebem os seus salários há três meses. 

Os recorrentes atrasos salariais enfrentados pelos professores e servidores públicos estaduais e a falta de investimento na infraestrutura da universidade também constaram na pauta de reivindicação do protesto que se estendeu ao reitor da universidade, Pedro Fernandes, o qual teve o seu nome citado em diversos momentos e falas do protesto. 

O movimento que busca mais respeito e uma maior atenção a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a educação brasileira prosseguirá nos próximos dias com novos atos públicos que deverão receber cada dia mais participantes e uma maior adesão popular.
Fonte:Erivan Morais