quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

“Fomos boicotados”, diz empresário após cancelamento do carnaval de Macau

O empresário e cantor Serginho Lisboa desabafou no seu perfil do Facebook sobre o cancelamento do carnaval de Macau, que seria realizado por ele de forma privada.
“Fomos boicotados”, destaca ele, alegando que foi vítima de uma briga covarde com “todos que detém influência política”.
O Ministério Público recomendou que a prefeitura se abstivesse de promover o carnaval, devido a situação financeira do município, bem como evitasse realizar qualquer gasto. “O prefeito está atendendo na íntegra a recomendação do MP”, destacou a guia de Turismo de Natal, Alexsandra Utida.
Serginho Lisboa afirmou ao MOSSORÓ HOJE, a recomendação influenciou diretamente no evento particular.
É que, mesmo sendo de forma privada, a prefeitura deveria garantir um reforço na segurança do município nos dias de folia, serviços de saúde, entre outros, e isso ia de encontro com a recomendação do MP, impossibilitando que o poder executivo gastasse com essa estrutura.
“Busquei contato com o prefeito e não consegui”, destaca o empresário em nota.
Por telefone, Serginho disse que “faltou apoio do poder público e entendimento do Ministério Público”.
“Meus parabéns aos que de fato conseguiram acabar com o maior carnaval do estado. Espero que não apareça agora um salvador da pátria querendo fazer politicagem às custas de nossa maior tradição”, criticou ele no seu Facebook.
No Rio Grande do Norte, dos grandes carnavais apenas Apodi e Paraú, na região Oeste, e Natal, capital do Estado, promoverão os festejos de forma gratuita para a população. Cidades como Caicó eTibau realizarão eventos particulares. Já Mossoró anunciou que não realizará carnaval por conta da crise financeira.
Veja o desabafo, na íntegra, publicado pelo empresário:
“Foi mais de 1 mês de luta árdua e desgastante para realizar o carnaval de Macau. Abri mão de toda minha agenda de shows e negócios em outras cidades na tentativa de fazer o evento. Foram inúmeras noites mau dormidas, problemas a serem resolvidos e inúmeros inimigos. Ontem em reunião com o MP, a promotora Dra Raquel Ataide manteve sua recomendação é acenou que se levássemos o evento do “Mela-Mela” adiante o MP tentaria na justiça talvez uma ação de medida cautelar para cancelar o evento em cima da hora. Poderíamos manter toda a nossa programação como informado ontem. Poderíamos se tivéssemos as garantias reais de segurança, saúde e infraestrutura para o carnaval. Busquei contato com o prefeito e não consegui. Precisava de garantias escritas e assinadas. O carnaval de Macau tornou-se uma batalha de bastidores que vocês não imaginam o tamanho. Pessoas que estão fazendo de tudo para que não haja carnaval para se beneficiarem politicamente. Boicotando, queimando, criando factoides, enfim. Fomos boicotado por quase todos que detém de influência política. Era uma briga covarde! Onde me vi por diversas vezes sozinho. Fico arrasado pelo comércio que vai perder milhões, pelas famílias que tinham o carnaval como fonte de renda, pela tradição…! Sei que o apoio de vocês foliões, familiares e amigos não faltou. Amigos envolvidos diretamente nisso como: Érico, Leandro, Diego, Bicudo, Felipe, Xaropinho e outros. Isso foi demais!! Não faltou garra, determinação e vontade de querer fazer. O que faltou foi apoio público pela história do carnaval. Perdi tempo, dinheiro, ganhei olheiras. Tentei de todas as formas. Vcs acompanharam dia e noite tudo. Comprei de fato a briga e lutei como NINGUÉM que talvez tivesse a obrigação lutou. Não posso e naO serei irresponsável. Todo mundo tem seus limites e esses são os meus. Não posso ir além. Hoje, sem apoio de NENHUM seguimento ou líder do setor PÚBLICO, prefeitura, estado…com todas minhas forças consumidas, pelo esgotamento emocional, físico, cercados por uma rede feroz de ataques pessoais e boicotes, e pelos fatos acima já narrados venho através dessa nota e em nome tb da X Entretenimentos com muita tristeza, CANCELAR TODA PROGRAMAÇÃO referente ao carnaval de Macau que se compete a minha pessoa: MELA-MELA e ARENA. Meus parabéns, aos que de fato conseguiram acabar com o maior carnaval do estado. Espero que não apareça agora um salvador da pátria querendo fazer politicagem às custas de nossa maior tradição. Mais uma vez, quem vai pagar a conta é o povo…! Bom dia.”
Fonte:Mossoró Hoje

‘Não tem uma viva alma mais honesta do que eu’, afirma Lula

Ex-presidente, que já depôs na Operação Lava Jato, afirmou em conversa com blogueiros nesta quarta, 20, que ‘o governo criou mecanismos para que nada fosse jogado embaixo do tapete nesse País’
Em café da manhã com blogueiros na manhã desta quarta-feira, 20, no Instituto Lula, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ‘não tem uma viva alma mais honesta’ do que ele. O petista começou a responder perguntas a partir das 10h. Na primeira resposta, Lula falou sobre investigação de corrupção.
“Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste país, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido”, disse.
Oficialmente, Lula não é alvo da Operação Lava Jato, a maior investigação contra a corrupção já realizada no País e que pegou antigos aliados seus, quadros históricos do PT, como José Dirceu, ex-ministro chefe da Casa Civil, e João Vaccari Neto, ex-tesoureito do partido – ambos estão presos em Curitiba, base da missão Lava Jato.
Lula já depôs na Polícia Federal na condição de ‘informante’.
O petista disse que ‘o governo criou mecanismos para que nada fosse jogado embaixo do tapete nesse País’. Para Lula, a presidente Dilma Roussef um dia será enaltecida, pelo que ela criou de condições para permitir que ‘neste país todos saibam que tem que andar na linha’. Segundo o ex-presidente, isto vale do ‘mais humilde ao mais alto escalão brasileiro’.
“Já ouvi que delação premiada tem que ter o nome do Lula, senão não adianta”, declarou. “Duvido que tenha um promotor, delegado, empresário que tenha a coragem de afirmar que eu me envolvi em algo ilícito.”
O ex-presidente afirmou que ‘tem uma tese que o Lula faz jogo de influência’. “As pessoas deveriam me agradecer. O papel de qualquer presidente é vender os serviços do seu País. Essa é a coisa mais normal em um país”, disse. “Como se o papel de um presidente fosse ser vaca de presépio.”
Fausto Macedo, Estadão


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3xnss3D6g

Prefeito cassado de Alexandria enfrentará investigação na Justiça

O juiz convocado para atuar no Pleno do Tribunal de Justiça, Jarbas Bezerra, autorizou a instauração de procedimento investigatório criminal, direcionado ao prefeito de Alexandria, Nei Moacir Rossato de Medeiros, por supostas irregularidades na contratação da empresa COED – F V de Andrade Dantas ME, pela Prefeitura, pelo valor de R$ 2,273 milhões, sobre a qual pesa a suspeita de ser uma empresa fantasma. A decisão é relativa à representação apresentada pelo Ministério Público. Nei Rossato teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores de Alexandria, em 6 de janeiro, acusado de ter praticado improbidade administrativa em relação a esses contratos.
Segundo o MP, foi autuada no órgão a Notícia de Fato nº 196/2015, pela Promotoria de Justiça de Alexandria, referindo-se à suposta irregularidade e que tais fatos, se comprovados, podem configurar, em tese, a prática do crime previsto no artigo 1º, do Decreto-Lei nº 201/1967 e no artigo 90 da Lei nº 8.666/1993, por parte do chefe do Executivo.
O órgão ministerial ainda ressalta que os elementos até então coletados não são suficientes para formar um julgamento mais completo sobre o fato investigado, sendo imprescindível, desta forma, o desencadeamento de uma investigação, na qual seja possível a realização de diligências, tais como requisição de informações e documentos e oitiva de pessoas, dentre outras providências.
A decisão em favor da investigação destaca que a autorização para instauração de procedimento investigatório criminal não representa juízo antecipado de valor sobre autoria ou materialidade do fato investigado, cabendo, neste momento, ao julgador, apenas a verificação de existência de causas excludentes da ilicitude, da culpabilidade ou da tipicidade.
As causas “excludentes” não foram, neste momento processual, verificadas pelo relator no TJRN, já que a Corte potiguar é quem tem a competência para autorizar ou não procedimentos investigatórios criminais, quando forem os investigados detentores de foro especial por prerrogativa de função.
* Fonte: TJRN/De Fato

Previsão é de poucas chuvas até abril

Apesar dos sinais de enfraquecimento do fenômeno ‘El Niño’, responsável pela ocorrência de secas no semiárido nordestino, análise de outros fatores observados pelos meteorologistas sinaliza que os  primeiros 60 dias (fevereiro e março) da quadra chuvosa do sertão do Rio Grande do Norte, que vai de fevereiro a maio de 2016, serão de chuvas abaixo do normal. O prognóstico preliminar é dos meteorologistas que participam, em Fortaleza (CE), do 18º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.
O relatório final sobre as primeiras previsões do período invernoso será divulgado na manhã de hoje, no Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará, mas os meteorologistas já anunciaram, ontem à tarde, que diante da persistência do El Niño no Oceano Pacífico e um Oceano Atlântico indefinido, a tendência é de que o início do período chuvoso (fevereiro e março de 2016) será de chuvas abaixo do normal, “devendo melhorar durante o mês de abril devido ao enfraquecimento do Elo Niño”.

Já o gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, lembrou que os meses mais chuvosos no Rio Grande do Norte são justamente março e abril. Gilmar Bristot participa da reunião de trabalho dos meteorologistas em Fortaleza e disse que por conta do Carnaval entre a primeira e segunda quinzena de fevereiro, a segunda reunião climática prevista para Natal, só deve ocorrer na segunda quinzena do próximo mês.

De acordo com os meteorologistas, o comportamento das últimas semanas mostra que o fenômeno El Niño (fator que tem dominado as previsões climáticas nos últimos meses) está diminuindo de intensidade. A previsão para os próximos meses mostra essa tendência de enfraquecimento, devendo estar com  anomalia em torno de 1,5º entre março e abril de 2016, e em condição neutra a partir de junho deste ano.

Além do El Niño, os parâmetros climáticos que influenciam diretamente na ocorrência de chuvas na região Nordeste são ligados aos Oceanos Pacífico e Atlântico. Variáveis como a temperatura superficial, vento e pressão atmosférica sobre os oceanos têm forte correlação com as chuvas que ocorrem durante os meses de fevereiro a maio e o seu monitoramento possibilita a elaboração de prognósticos mais confiáveis em relação a ocorrência de chuva, inclusive quanto a sua distribuição temporal e espacial.

Os meteorologistas avalariam que a situação atual do Atlântico é indefinida, mesmo tendo apresentado um leve aquecimento no sul e um leve resfriamento no norte. Para que chova com maior intensidade, é  necessário que nos meses de fevereiro a maio as águas do Atlântico Sul estejam mais quentes do que as águas do Atlântico Norte.
Fonte:Tribuna do Norte