sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Candidato inclui hino do Flamengo na redação do Enem e tira nota 660

Francisco Elias diz ter feito homenagem para testar avaliadores do Enem.
Estudante contesta os critérios utilizados na correção da redação.

Uma homenagem ao time do coração e, ao mesmo tempo, uma forma de testar os avaliadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São os argumentos que o estudante Francisco Elias da Silva, de 26 anos, diz ter usado para citar o hino do Flamengo em sua redação, que obteve nota 660 no resultado divulgado na última terça-feira (13). O flamenguista é morador de Alto do Rodrigues e estuda Informática em Ipanguaçu, cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte.
Elias teria aproveitado o hino do Flamengo para contextualizar o texto sobre publicidade infantil, tema da redação do Enem deste ano. O estudante reproduziu o rascunho do texto na internet, uma vez que as redações ainda não foram divulgadas. "Quis deixá-los sem brechas para ver se me davam nota boa ou ruim mediante o que fiz, para sabermos o critério que o Enem utiliza", explica o estudante
No entanto, Elias não foi o primeiro a usar o hino de um clube de futebol na redação do Enem. Em 2013, um candidato incluiu o hino do Palmeiras no texto. Depois dessa e de outras brincadeiras na avaliação, o Ministério da Educação prometeu endurecer as regras da redação e anular textos que desviassem propositadamente do tema com deboches.

O próprio Elias se sentiu prejudicado na prova de 2013, um dos motivos que o levaram a usar o hino do Flamengo. "Foi o melhor texto que já fiz. Era sobre bebida alcoólica e trânsito. Acabei tirando 560 e me senti prejudicado. Fiz a brincadeira neste ano e pensei 'se tirar mais de 500 eu publico o texto'", afirma.

Aprovado em 2013 para o curso de Informática no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o estudante afirma ter feito a prova para testar os conhecimentos. Sobre o Flamengo, ele garante a torcida pelo clube e afirma que a história contada na redação é verdadeira.

"Quando o Flamengo ganhou a Copa Mercosul, em 1999, passava um comercial na TV com o hino. Foi a chance de fazer a homenagem também. Teve o que colocou o hino do Palmeiras. O Flamengo tem torcida maior, mais prestígio, com certeza pensei que ia tirar uma nota maior", encerra Elias.
Fonte:G1

Relação dos melhores classificados e a lista de convocados do último PSV da UERN

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga a relação de aprovados no Processo Seletivo Vocacionado 2015 (PSV 2015), cujas provas foram aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, ofertando 40% das vagas da UERN para o ano letivo de 2015. O PSV 2015 foi disputado por 8.176 candidatos.
 
E a relação de convocados AQUI.
 
Neste ano, a UERN adotou um sistema misto. Ao todo foram oferecidas 865 vagas pelo PSV 2015, as outras 1.319 vagas serão oferecidas pelo SiSU, cujas inscrições serão realizadas de 19 a 22 de janeiro.
 
Os nomes dos primeiros colocados no PSV 2015 foram divulgados pelo Reitor Pedro Fernandes, na Reitoria da UERN. O Reitor agradeceu a todas as pessoas envolvidas na organização do PSV 2015.
 
Em seguida, Pedro Fernandes anunciou os nomes dos três primeiros colocados na classificação geral, todos do curso de Medicina:
 
1º - Marconi Edson Maia Júnior
2º - Ugor Tomaz Fernandes
3º - Juliane Marry de Araújo
 
Previsto inicialmente para ser divulgado no dia 23 de janeiro, o resultado do PSV 2015 foi antecipado devido ao prazo de inscrições no SiSU. O diretor da COMPERVE, professor Egberto Mesquita, orienta os candidatos convocados pelo PSV 2015 e os que vão se inscrever no SiSU a ficarem atentos aos prazos e à documentação exigida em edital.
 
 
Matrículas - Os candidatos convocados no PSV 2015 para ingresso no primeiro semestre letivo de 2015 (2015.1), cujos nomes constam nas relações do anexo I do Edital, deverão requerer matrícula institucional nos dias 30 de janeiro, 02 e 03 de fevereiro, de forma presencial no Campus. A matrícula curricular deve ser requerida no período de 09 a 12 de março de 2015, no Portal do Aluno acessando o endereço eletrônico do SAE ( sae.uern.br).
 
Junta Multidisciplinar - Os candidatos convocados no sistema de cotas para pessoa com deficiência - primeiro e segundo semestres - deverão ser previamente submetidos à avaliação da junta multidisciplinar, devendo apresentar-se com 30 minutos de antecedência no local, data e horário constante no anexo III do edital. 
 
A avaliação da Junta Multiprofissional ocorrerá no dia 28 de janeiro, na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).
 
Segunda chamada - As vagas não ocupadas após a primeira chamada dos convocados para ingresso no 1º semestre de 2015 serão preenchidas mediante utilização de uma lista de espera.
 
A publicação do edital da segunda e última chamada com orientações para inscrição em lista de espera ocorrerá no dia 06 de fevereiro, com inscrições no dia 09 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro será divulgada a convocação da segunda e última chamada.
 
A avaliação da Junta multiprofissional para os convocados em 2ª chamada, quando necessário, será realizada no dia 19 de fevereiro na Facs/UERN.
 
A matrícula institucional para os convocados em 2ª e última chamada ocorrerá no dia 20 de fevereiro. A matrícula curricular deve ser requerida no período de 09 a 12 de março de 2015.
 
Segundo semestre letivo de 2015
 
Os candidatos convocados para ingresso no segundo semestre letivo de 2015 (2015.2), deverão requerer matrícula institucional no período de 01 a 03 de julho de 2015.
 
A matrícula curricular deve ser requerida no período de 03 a 06 de agosto de 2015, no Portal do Aluno acessando o endereço eletrônico do SAE (sae.uern.br).
 
A relação dos candidatos classificados para ingresso no 2º segundo semestre letivo de 2015, aptos para inscrição em lista de espera em segunda e última chamada, quando for o caso, será divulgada no dia 06 de julho de 2015.
 
O aluno ingressante no segundo semestre letivo de 2015 deverá requerer matrícula curricular no período de 03 a 06 de agosto de 2015.
Fonte:DeFato

UERN divulga relação de aprovados no processo seletivo; veja

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou nesta sexta-feira (16) o resultado do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2015). O resultado, antes previsto para o dia 23, foi adiantado para hoje. as listas com os nomes dos candidatos aprovados estão disponibilizadas em murais e no site da UERN.
O resultado foi divulgado durante entrevista coletiva no prédio da Reitoria da UERN, em Mossoró. O reitor Fernandes divulgará os nomes dos primeiros colocados . 

Além da relação de aprovados, será publicado na sexta-feira (16) o edital com normas e prazos para a matrícula dos candidatos classificados no PSV 2015.

Ao todo, 40% das vagas na UERN serão ofertadas por meio do Processo Seletivo Vocacionado. A partir do ano que vem, a forma de ingresso será apenas por meio da nota do Enem.

Fonte:Tribuna do Norte