terça-feira, 1 de julho de 2014

Secretário promete: “Não deixaremos para o próximo governo as dificuldades deste”

Secretário mostrou esperança no dia em que Governo Rosalba explicou como será o pagamento do 13º

O secretário estadual de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, informou que a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM) no Governo do Estado está fazendo um esforço “muito grande” para entregar um “Estado saudável” ao seu sucessor a partir de janeiro do próximo ano, quando termina o atual mandato. A afirmação foi feita na entrevista coletiva em que o secretário explicou o escalonamento no pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais.
“O atual governo não vai deixar para o próximo as dificuldades que esse governo está passando”, prometeu o secretário Obery Rodrigues, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira no auditório da governadoria, no Centro Administrativo.
Apesar dessa promessa, Obery Rodrigues negou a afirmação de que o governo estivesse “nadando em dinheiro”. Segundo o homem responsável pelas despesas públicas de Rosalba, não há conforto na situação financeira e as dificuldades continuam, daí ter sido necessárias medidas de contensão de despesas através do corte de ponto dos médicos na saúde e outras decisões no âmbito de outras secretarias como educação, por exemplo.
No caso do pagamento do 13º salário do funcionalismo, Obery Rodrigues disse que o governo está fazendo um esforço adicional, inclusive com redução de investimentos e despesas para fazer face as despesas com pagamento do benefício. Por isso, a decisão de dividir em duas parcelas o pagamento de 40% do benefício, sendo uma de 20% no dia 16 de julho e outros 20% em 18 de agosto.
O restante, os outros 60% que faltam, será pago no dia 20 de dezembro. “As razões para que isso ocorresse foram indisponibilidade de recursos”, disse o secretário, assegurando que todo o esforço possível será feito para cumprimento do calendário do pagamento de cada mês. “A nossa expectativa é que o calendário seja mantido”, explicou.
NÃO EXISTE MÁGICA
O secretário de Planejamento constatou como sendo os grupos de maior despesa para o erário público o setor de pessoal e os demais Poderes, como Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Ministério Público. “As despesas com pessoal têm crescido acima das receitas”, observou, acrescentando que “o Estado tem um bolo. Se aumenta a fatia de determinado segmento, obrigatoriamente vai ter que ser reduzido outro. É o que acontece com os repasses para os outros Poderes. Fatalmente diminui os investimentos. Não existe mágica”.
Por conta disso, inclusive, o Governo do Estado cortou parte do duodécimo destinado aos demais poderes no ano passado e acabou sendo alvo de uma ação civil pública por improbidade administrativa, elaborada pelo Ministério Público do RN neste ano.
Além disso, a gestão estadual também viu o Tribunal de Contas do Estado (TCE) instaurar uma inspeção extraordinária para apurar esses seguidos atrasos no pagamento dos salários dos servidores, que começou a ser escalonado no segundo semestre do ano passado e perdura até hoje.
Segundo o procurador-geral de Contas, Luciano Ramos, a inspeção foi necessária porque, apesar de alegar toda essa crise financeira causada por inchaço do funcionalismo público, o Governo do Estado continuou realizando contratações de cargos comissionados, quando o correto seria cortá-los e priorizar o pagamento dos efetivos ou de setores prioritários, como saúde, segurança e educação.
Fonte:JH

Motorista perde controle de veículo e capota várias vezes na BR-226 próximo a Messias Targino

Na noite desta segunda-feira, 30/06, por volta das 20:00hs, foi registrado um acidente envolvendo um veículo modelo I30, de cor prata, na BR-226, a cerca de 6km da cidade de Messias Targino/RN. 

De acordo com as informações, o motorista seguia de Pau dos Ferros com destino a capital do estado, Natal, quando perdeu o controle do veículo e capotou várias vezes nas proximidades do lixão. 

O motorista viajava sozinho, por sorte, não teve nenhum hematoma. O mesmo contou que era filho de um empresário no ramo de lanchonete na cidade de Pau dos Ferros.

FonteCG na Mídia

Prefeito de Messias Targino e ex-secretária estadual anunciam apoio a George Soares

Candidato à reeleição, o deputado George Soares (PR) continua a colher resultados promissores em consequência da ótima repercussão de seu desempenho político-parlamentar na Assembleia Legislativa do RN. O deputado conta agora com dois novos aliados de expressão que acrescentam ao arco de lideranças que trabalharão pelo projeto de renovação do mandato de George Soares no Parlamento potiguar.
Ele contabiliza o apoio do grupo político da ex-prefeita de Messias Targino, ex-secretária estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e presidente do PR Mulher, Shirley Targino; e, do prefeito de Messias Targino, Alto Oeste potiguar, Artur de Oliveira Targino (PMDB). A declaração oficial de apoio de ambos aconteceu na noite dessa segunda-feira (30).
“Receber esse aval importante de Shirley e Artur Targino, juntamente com todo o seu grupo político, aumenta ainda mais nossa responsabilidade com a política e com o mandato. Shirley é um exemplo de política e de amor ao povo. O prefeito Artur é um gestor dinâmico e empreendedor e faz parte, como eu, da nova geração de política. Vamos caminhar juntos pelo desenvolvimento de Messias Targino”, enfatizou George Soares.
Fonte:O Xerife

Câmara dos Deputados debate consumo da carne de jumento no RN

A Câmara dos Deputados vai discutir, nesta terça-feira, projeto que regulariza o consumo da carne de jumento. Abandonados nas zonas rurais do Rio Grande do Norte, os animais agora podem ser incluídos no cardápio das refeições dos presídios e das escolas do estado.
Se antes os equinos serviam para levar cargas pesadas de um local para o outro, agora são apenas obstáculos para meios de transporte modernos, e causam acidentes nas estradas. Só em 2013, a Polícia Rodoviária Federal do estado aprendeu 1.357 animais de grande porte e, neste ano, o número passa de 600.
— Não existe nenhuma barreira legal que proíba o consumo de carne de jumento, o que existe é uma barreira cultural. Temos um animal que é considerado uma praga, que está completamente abandonado. O que queremos é devolver uma finalidade a ele, mostrando para as pessoas que não existe nenhum impedimento sanitário para o consumo — argumenta Sílvio Brito, que diz ter sido avisado da audiência somente na última sexta-feira (27/06) e, por isso, não poderá comparecer.
O promotor explica que, apesar de acreditar na solução de abate dos animais, a ideia de utilizar a carne nos serviços públicos já é ultrapassada:
— Essa questão de incluir nos sistemas públicos foi uma das possibilidades pensadas anteriormente, mas hoje é totalmente descartada. Se a carne de jumento viesse a ser inserida no mercado, teria um valor muito alto, economicamente inviável para estas instituições públicas — explica Brito.
ORGANIZAÇÕES AMBIENTAIS CRITICAM PROJETO
A iniciativa do promotor incomodou ambientalistas, advogados e políticos. Para a OAB do RN, que estará presente na audiência da capital federal, o problema mais grave é a forma como são realizados os abates. A presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RN, Marise Costa, defende a adoção dos animais para a prática de terapia ocupacional com crianças e adultos com problemas motores.
— A princípio somos contra a forma como está sendo feita o abate, que é muito cruel e constitui crime ambiental. Achamos importante promover um amplo debate sobre o assunto, já que uma cadeia produtiva deste tipo pode levar à extinção desta espécie de jumento nordestino, que tem um valor econômico e cultural para a população — defende Marise.
Sobre esse tema, um projeto do Deputado Federal Ricardo Izar (PSD-SP) prevê a proibição de abate de equinos, equídeos, mulas e jumentos em todo território nacional. O parlamentar critica a proposta de utilizar jumentos na alimentação.
— O que ele (o promotor) fez é completamente contra a Constituição, que diz que devemos proteger a fauna e flora do Brasil. Ele matou animais sem autorização da vigilância sanitária. Se o problema é populacional, deve ser resolvido com castração e outras políticas públicas adequadas. Queremos que este promotor seja levado a um Conselho de Ética do Ministério Público — argumenta o deputado, que é Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais e estará presente na audiência em Brasília. Outro crítico do projeto é o diretor da ONG DNA — Defesa da Natureza e dos Animais, Kleber Jacinto:
— Vamos à audiência porque imaginamos que, com uma discussão mais ampla, fortaleceremos a possível aprovação deste projeto de lei mais específico. Nosso receio é que iniciativas como estas continuem surgindo e que outros estados possam aderir à ideia, fazendo com que soluções assim ganhem outras proporções e causando a morte também de gatos e cachorros abandonados.
Já a pesquisadora de produção animal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Patrícia de Oliveira Lima, explica que a resistência ao consumo é mesmo uma questão cultural e que não há nenhum fundamento científico para que a carne não seja comestível. Porém, a especialista alerta que ainda é necessário investigar a qualidade dos derivados destes animais abandonados, já que os mesmos não foram criados para o consumo e, por isso, precisariam passar por exames e avaliações.
— Na universidade temos uma proposta de estudo, com cinco professores envolvidos, e que aborda a questão sanitária e a possibilidade de consumo de produtos como o leite e a carne. Mas hoje ainda não temos nada de concreto. Esse projeto está em fase de avaliação do Banco do Nordeste, já que é de interesse científico, para descobrir se há viabilidade econômica. A gente sabe que com relação à qualidade não vai haver nada que desaprove, nem para a carne nem para o leite — completa Patrícia.
O Globo

Um dia antes do recesso do Judiciário, Joaquim Barbosa deixa o STF

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, deixa hoje a presidência...e a Corte.
Barbosa, o presidente polêmico que julgou o mensalão e mandou para a cadeia figurões do PT e do Governo como o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, se aposenta um dia antes do início do recesso do Judiciário.
Ao mesmo tempo que ganhou inimigos, Barbosa ganhou a simpatia da população e logo virou celebridade, alçada à indicação popular para disputar a Presidência da República.
Mas Barbosa sequer se filiou a partido político.
Joaquim Barbosa tem 59 anos, está há 11 anos no Supremo, foi indicado pelo ex-presidente Lula para ser presidente.
O anúncio repentino de sua aposentadoria pegou o Brasil de surpresa.
Fonte:Thaisa Galvão