terça-feira, 1 de abril de 2014

João Maia proibe PR apoiar Cláudia Regina e Renato Fernandes deixa o partido

O deputado João Maia, presidente estadual do PR, não resistiu a pressão e determinou que o seu partido em Mossoró ficará distante do DEM da governadora Rosalba Ciarlini.
O líder republicano vetou a presença do PR na chapa da candidata Cláudia Regina (DEM) nas eventuais eleições suplementares. E confirmou que a sigla apoiará a candidata Larissa Rosado (PSB).
A posição de João Maia foi determinada pelo presidente estadual do PMDB, deputado Henrique Alves. Caso João não seguisse, o seu nome seria retirado da vaga de vice do governadorável.
João Maia também desautorizou o ex-vereador e ex-secretário do Turismo, empresário Renato Fernandes, a falar em nome do PR de Mossoró, escalando para a função o empresário Marcelo Rosado.
A reação de Renato Fernandes foi imediata.
Agora pouco ele anunciou a sua desfiliação do PR e que o seu grupo irá apoiar Cláudia Regina. Com isso, os republicanos praticamente desaparecem da cidade, já que Marcelo Rosado é completamente dedicado as atividades empresariais.
Sem o PR, a candidata Cláudia Regina espera definir o nome do vice até o final de semana, quando o DEM realizará convenção para homologar a sua candidatura.
Para o leitor entender a confusão republicana, o blog explica: na tarde de ontem (31), numa visita a Cláudia Regina, Renato Fernandes e sua esposa Seissa Praxedes acertaram que eles indicaram o vice. O nome, a princípio, seria de Seissa, mas devido compromissos com as empresas da família, ela abriu a vaga para Renato. De Brasília, hoje, João Maia reagiu a desautorizou o casal falar pelo PR, além de anunciar que apoiará a candidatura de Larissa Rosado.
Fonte:De fato

Renan anuncia criação da CPI da Petrobras e governistas pedem impugnação

O requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, para investigação de denúncias de irregularidades na empresa, foi lido hoje (1º) no plenário do Senado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que o documento tem número suficiente de assinaturas e que a comissão será instalada.

Logo após a leitura do requerimento, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou questão de ordem à Mesa Diretora do Senado pedindo a impugnação da comissão. Na questão, Gleisi alegou que, apesar de todos os argumentos apresentados tratarem da Petrobras, eles não guardam relação entre si, o que tornaria a CPI antirregimental e inconstitucional.

O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), contra-argumentou citando outras CPIs que já ocorreram com base em fatores semelhantes aos apresentados no requerimento lido hoje. Ele lembrou que é prerrogativa do Congresso fazer a investigação parlamentar diante das graves denúncias de irregularidades na empresa, que tem como principal acionista a União.

Renan disse que a Mesa Diretora responderá à questão de ordem na sessão de amanhã (2).


Fonte:Agência Brasil

Emparn registra chuva em todas as regiões do RN

Conforme previsão da Gerência de Metrologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o fim de semana de 28 a 31 de março (7h da manhã da sexta até as 7h da manhã de ontem) foram registradas chuvas em todas as regiões do Estado. A maior precipitação aconteceu em Itaú, na região Oeste, com 97 milímetros. O Boletim Pluviométrico registrou chuvas em 112 dos 197 postos de monitoramento.

No Oeste choveu forte ainda em Portalegre (70mm); Janduís (69,4mm); Major Sales (69mm); Martins (68mm); Umarizal (67mm); Viçosa (63,9mm); Porto do Mangue (60,6mm) e  Paraná (58,5mm). Choveu ainda em Tabuleiro Grande, Apodi, Tenente Ananias, Mossoró e Campo Grande, entre outros municípios.

Na região do Seridó com os municípios da região Central, choveu em Ipueira (71mm); Jardim do Seridó (64,3mm); Florânia (44,5mm); São José do Seridó (42,3mm) e Santana do Matos (42mm). Choveu também em Caicó, Santana do Seridó, Tenente Laurentino Cruz, São João do Sabugi, Cruzeta, São José do Seridó, São Fernando, Acari, entre outros municípios.

Na região Agreste/Leste, chuvas foram registradas em Ielmo Marinho (53,4 mm); João Câmara (51,9mm); Boa Saúde (44,3mm); entre outros municípios, como Santo Antônio, Lagoa de Velhos, Japi, Monte das Gameleiras, Serrinha, Vera Cruz, Coronel Ezequiel, Barcelona, Natal, Passa e Fica.

Choveu ainda em Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Pedra Grande, Montanhas e Canguaretama. O mapa com as precipitações acumuladas até o final de março de 2014 confirma a ocorrência de chuvas na categoria da normalidade para o Rio Grande do Norte (60 postos) e com alguns destaques para os municípios que apresentam a condição de chuvoso (21 postos) no acumulado até hoje.

Institutos anunciam previsão de chuvas para o semiárido
 
Previsões climáticas para o trimestre de abril, maio e junho de 2014 apontam que, na maior parte do Semiárido brasileiro (área azul claro da figura), há maior probabilidade de que as chuvas fiquem de normal a um pouco acima do esperado para o período. No setor leste do Semiárido (área azul escuro da figura), que vai desde o Rio Grande do Norte até o Nordeste do estado da Bahia, há uma maior probabilidade das chuvas serem acima da média no trimestre. No restante do semiárido brasileiro (área cinza) as chuvas devem ficar dentro do esperado para o período.

Segundo informações do Instituto Brasileiro do Semiárido (Insa/MCTI), destaca-se a alta variabilidade tanto temporal quanto espacial das chuvas – localidades próximas com quantidade de chuvas muito diferentes. Com relação à temperatura do ar, a tendência é de que fique em torno da normal climatológica em todo o semiárido brasileiro.

As previsões foram apresentadas durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil, realizada nos dias 20 e 21 de março, no Auditório da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), Recife (PE). Na ocasião, foram analisadas as condições regionais das chuvas e globais dos oceanos e atmosfera para avaliar as chuvas ocorridas nos primeiros vinte dias do mês de março de 2014.

Participaram da reunião na Apac o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Inpe/Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP).
Fonte: Jornal de Fato

Governo ainda não exonerou Shirley Targino

Mesmo tendo encaminhado a carta pedindo exoneração do cardo de de secretária estadual do trabalho, habitação e assistência social, o Diário Oficial do Estado não publicou nesta terça-feira (01) a exoneração de Shirley Targino do cargo.

Ainda não.
Fonte:Robson Pires

CAP abre seleção para professor substituto no curso de Ciências Contábeis

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) abriu Processo de Seleção Simplificada para professor substituto do curso de Ciências Contábeis do Campus Avançado de Patu.
Estão sendo oferecidas duas vagas com regime de trabalho de 40 horas. Para concorrer é preciso ser graduado em ciências contábeis, pós-graduado lato sensu na área de contabilidade e ter disponibilidade de horário para atender as necessidades do Departamento.
As inscrições podem ser feitas de 31 de março a 04 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na secretaria do Departamento de Ciências Contábeis do Campus de Patu, localizado na Avenida Lauro Maia, 792, Patu/RN. 
 
A taxa de inscrição é de 80 reais, que deverá ser depositada no Banco do Brasil, Agência 4687-6, Conta Corrente 7068-8, em depósito identificado. 
 
O candidato deve apresentar a seguinte documentação: 
- Cópia da Identidade e CPF; 
- Comprovante de Depósito da Taxa de Inscrição (depósito identificado); 
- Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
- Cópia do diploma ou certidão de conclusão do curso de graduação em Ciências Contábeis (Bacharelado); 
- Cópia do diploma ou certidão de conclusão de curso de especialização na área de Contabilidade; 
- Curriculum vitae lattes atualizado e encadernado, devidamente comprovado (últimos 5 anos e organizado conforme a ordem em que aparecem no currículo e são solicitados na ficha de pontuação - item 3.2.1); 
- Declaração assinada pelo candidato, no ato da inscrição, afirmando a inexistência do exercício de outras atividades que caracterize acúmulo de cargos ou excesso de carga horária, caso seja convocado.

A seleção será feita através de prova didática e análise de curriculum vitae lattes.
Mais informações no EDITAL
 
Fonte: Blog CAP/blog do Campelo