quinta-feira, 27 de março de 2014

Aliados de Henrique são a ‘cara’ dos últimos 40 anos no RN, critica Fernando Mineiro

Deputado petista critica formação de palanque com PSB de Wilma, PMDB de Garibaldi e DEM de Agripino

 

Todos os últimos ex-governadores do Rio Grande do Norte, de quatro décadas para cá, apoiarão a candidatura do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) a governador do Estado, desde Lavoisier Maia (PSB), passando por José Agripino (DEM), Geraldo Melo (PMDB), Vivaldo Costa (Pros), Garibaldi Filho (PMDB), Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira de Souza (PSB), deixando de fora apenas Fernando Freire, que está fora da política.
A constatação é do deputado estadual Fernando Mineiro (PT). Segundo ele, o palanque em torno do presidente da Câmara dos Deputados representa a “síntese dos últimos 40 anos, síntese de onde o nosso estado chegou”, afirmou, em entrevista ao Jornal de Hoje.
“Na verdade, o palanque que está se montando em torno de Henrique é o palanque da síntese dos últimos 40 anos. Tem o apoio de todos os ex-governadores, de Lavoisier até hoje. É a síntese de onde o nosso estado chegou”, afirmou Mineiro, defendendo a necessidade de se debater novos rumos para o Estado. “Precisamos montar outro padrão de debate e buscar alternativas. E é isso que nós estamos construindo, o PT e o PSD”, afirmou o petista.
Ao falar de alternativas, Mineiro se refere à chapa que deverá ser apresentada pela oposição, liderada pelo vice-governador Robinson Faria (PSD), como candidato a governador, e pela deputada federal Fátima Bezerra (PT), candidata ao Senado Federal. Segundo ele, o objetivo do grupo será “furar esse cerco que está sendo montando de uma unanimidade que será muito negativa para o RN. Unanimidade que não discute, não debate os problemas”.
Mineiro é o segundo deputado estadual que se pronuncia de modo negativo em relação ao passado recente do Rio Grande do Norte. O primeiro foi o deputado José Dias (PSD). A tese de ambos é que, nas quatro últimas décadas, o estado não soube driblar as dificuldades e desenvolver a contento. Para chegar a tal conclusão, basta comparar o RN aos vizinhos estados de Pernambuco e Ceará e, mais recentemente, da própria Paraíba. “Não é critica, é constatação”, afirma Mineiro.
ROBINSON
O deputado Fernando Mineiro confirmou a candidatura de Robinson a governador do Rio Grande do Norte. Ele criticou setores da mídia e da própria classe política, que estariam fomentando boatos de desistência do líder estadual do PSD. “A política está tendo como combustível a fofoca, em vez de debater os problemas do Estado”, afirma. “A resposta que nós temos é a programação entre PT e PSD, para conversar com os filiados na região”.
Nesta terça, o PT divulgou a agenda de trabalho conjunta com o PSD para o mês de abril, quando estão previsto encontros regionais em todo o Estado. As reuniões terão como objetivo debater os desafios e potencialidades de cada região e construir um projeto político-administrativo para o Rio Grande do Norte. “Vamos sair conversando com o PT e com o PSD em todo o Estado, trabalhando a chapa Robinson e Fátima”, disse o petista.
Intituladas “Encontros regionais: construindo um novo Rio Grande do Norte”, as reuniões entre PT e PSD terão início no dia 5 de abril nas cidades de Apodi e Assú. Já no dia 6 de abril, os integrantes do PT e PSD seguem para o Agreste, com o Encontro Regional em Monte Alegre. No dia 10 de abril, o debate ocorrerá em São Gonçalo do Amarante e no dia 11, em Ceará-mirim. As datas dos próximos encontros serão divulgadas em breve.
“Cimento que dá unidade no palanque é a desconfiança e o medo”
O deputado Fernando Mineiro afirmou que o Rio Grande do Norte se modernizou, não é mais um estado sob o jugo de grupos políticos. “O estado se modernizou, não tem mais estado encabrestado, que uma só visão domina. Tem claro ainda um grande domínio da política tradicional, mas houve mudança e nós acreditamos nela”, disse o petista, defendendo uma reorganização do Estado, o que deve ser feito via propostas.
“Precisamos reorganizar o Estado e acho que o nosso sucesso está ligado diretamente à nossa capacidade de apresentar propostas para o Estado. O que sinto é que tem um amplo espaço para crescer. Porque em todos os lugares existem no mínimo dois lados. Por mais que se faça um acordo de gabinetes, quando chegar à vida como ela é, nós vamos ter reações. As pessoas vão mudar e se posicionar de forma diferente”, observou.
DESCONFIANÇA
Ainda segundo Mineiro, a chapa Robinson e Fátima leva vantagem no atual processo eleitoral em construção porque no palanque adversário “o cimento que dá unidade é a desconfiança e o medo”. Na sua avaliação, o palanque do deputado Henrique e da vice-prefeita Wilma de Faria “é formado não porque se tem propostas, mas porque um tem medo do outro”.
Mineiro critica ainda o móvel da unidade política adversária, que teria como objetivo “ratear os espaços” entre eles. “Fizeram um acordo para poder ratear os espaços. Como isso refletirá na população? Vamos saber. O debate está aberto”, analisa.
Fonte:JH

Pacientes do projeto Andar de Novo já podem controlar o exoesqueleto

O neurocientista Miguel Nicolelis informou pelo Facebook, que os oito pacientes do Projeto Andar de Novo já estão aptos a controlar os movimentos do exoesqueleto usando a atividade elétrica cerebral.
O coordenador do projeto divulgou um vídeo em que um dos pacientes, pela primeira vez, controla os movimentos de um andador robótico que simula o funcionamento do exoesqueleto. "Faltando 79 dias para a abertura da Copa do Mundo, todos os 8 pacientes que fazem parte do Projeto Andar de Novo já estão aptos a controlar os movimentos do exoesqueleto usando a atividade elétrica cerebral. O videoclipe abaixo mostra um dos momentos históricos em que um desses pacientes usou a sua atividade cerebral pela primeira vez para controlar os movimentos de um andador robótico que simula o funcionamento do nosso exoesqueleto. O princípio está provado! Mais uma etapa vencida!", celebrou Nicolelis na rede social.

O exoesqueleto é uma veste robótica que ajudará pacientes com paraplegia a voltarem a andar. Eles poderão controlar o exoesqueleto apenas com atividade cerebral. As mensagens fornecidas pelo cérebro, como a vontade de andar, de se mexer ou de parar, serão captadas pelo robô para que os movimentos sejam gerados. E o exoesqueleto também devolverá ao paciente sensações do mundo exterior.

Oito pacientes paraplégicos foram selecionados na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo, onde foi criado um novo laboratório de neuro-robótica em que os testes estão sendo realizados.

Usando o exoesqueleto, um desses pacientes será escolhido para dar o pontapé inicial da Copa. Ele vai se levantar da cadeira de rodas, caminhar por cerca de 25 metros no campo da Arena Corinthians, em São Paulo, no dia 12 de junho, e dar início à Copa do Mundo da FIFA 2014.


Fonte: Portal da Copa/Tribuna do Norte

Policiais da Rocam realizam apreensão de arma e drogas no Bairro Sumaré em Mossoró

Policiais da Rocam prenderam na tarde de quarta feira 26 de Março de 2014, três pessoas acussadas de trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, no Bairro Sumaré em Mossoró.
Felipe Carlos Morais de Oliveira, 26 anos de idade, foi preso em sua residência com uma pistola calibre 380 com dois carregadores e 17 municões intactas. Com o mesmo também Foi apreendida uma moto tipo Tornado de placa KKS 3482 e um carro tipo Golf de placa MYF 0606. Felipe ja tem passagem pela policia por trafico de drogas.

Gildembergue de Oliveira Medeiros, 19 anos de idade e sua esposa Taciany Michele Almeida de Oliveira, 21 anos de idade, foram presos em sua residência com dois quilos e seissentos gramas de maconha prensada, uma balança de precisão, duas motocicletas uma tipo Tornado de placa HXF 1399, uma Titan de placa MXY 3204 que segundo os policiais são usados para a entrega do entorpecente.

Os policiais receberam a informação que um casal teria alugado uma casa na rua Lorival Caetano Ferreira no Bairro Alto Sumaré e estaria usando a residência como ponto de venda de drogas. Foi feito uma abordagem na residência e os policiais encontraram a droga que estava escondida.
Através de Gildembergue os policiais chegaram até a residência de Felipe que estava com a pistola.
Os três foram conduzidos até a Delegacia Especializada em Narcotico e apresentados ao Delegado.
Fonte:O câmera

Wilma comunica a Eduardo Campos que disputará Senado no palanque que apoia Dilma

O colunista Cláudio Humberto, traz mais informações da conversa entre a ex-governadora Wilma de Faria e o presidente nacional do PSB, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco. Wilma tende a concorrer no palanque que apóia a presidente Dilma Rousseff (PT), deixando Campos sem palanque no Rio Grande do Norte.
 Henrique “toma cafezinho” com Wilma antes da conversa com Campos
O blogue caba de receber a informação que o pré-candidato ao Governo Henrique Alves (PMDB) foi tomar um “cafézinho” com a presidente estadual do PSB, Wilma de Faria que logo mais à tarde terá uma conversa com o presidente estadual do seu partido Eduardo Campos. Wilma dirá a Campos que será pré-candidata ao Senado na chapa do PMDB.

Fonte: Blog do Robson Pires

Concurso dos Bombeiros na Paraíba terá 80 vagas, diz o comandante da PM; Confira

O comandante da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB), coronel Euller Chaves, confirmou nesta terça-feira (25) a inclusão de 80 oficiais para o Corpo de Bombeiro Militar do estado, no concurso que vai oferecer 600 vagas na segurança pública este ano.

Serão 520 para a PM, segundo o comandante, e o edital está previsto para ser lançado nos próximos dias.

O efetivo atual da PM estadual é de 9,7 mil homens, enquanto em 2004 eram 8,2 mil.

Ainda de acordo com Euller Chaves, o treinamento dos aprovados no processo seletivo será intensificado, em comparação a cursos de formação anteriores.

”É mais um incremento de efetivo, isso tudo vai melhorar a qualidade da segurança, com policiais qualificados. Há bem pouco tempo, se formavam policiais com 10 disparos de arma de fogo, com pouco treinamento [durante os cursos de formação]. Agora estamos focando com no mínimo 300 disparos por homem, um treinamento intensivo”, assegurou.

Entretanto, o coronel destacou que o aumento do efetivo não significa, por si só, redução nos índices de violência na Paraíba. Para ele, há necessidade de uma reformulação no sistema penitenciário e na legislação penal.

”Nós não temos essa visão de que a Polícia Militar tenha efetivo diminuto, historicamente. Mais efetivo não significa dizer menos violência. Os policiais vão prender mais, mas a dificuldade é manter essas pessoas presas, porque a legislação não permite e o sistema penitenciário não cabe mais”, destacou Euller Chaves.

O site da Polícia Militar da Paraíba informa que o último concurso público para o órgão ofereceu mil vagas para soldado, em 2008, destinadas às cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira. Destas, 50 eram para candidatas do sexo feminino. Também aconteceu, no mesmo ano, um concurso para prestadores de serviço auxiliar voluntário como soldado temporário. Foram 900 vagas para as mesmas cidades.

O processo seletivo foi realizado por exame intelectual (provas de língua portuguesa, matemática, história da Paraíba, geografia da Paraíba e noções básicas necessárias à atividade policial militar); exame de saúde; teste de aptidão física e exame psicológico.

com g1 / Via Portal Paulista Online

Ex-deputada e irmã de Rosalba,Ruth Ciarlini e mais 11 são indidciados por estelionato e falsidade ideológica

A Polícia Civil de Mossoró indiciou a assistente social Ruth Alaíde da Escócia Ciarlini, que é irmã da governadora  Rosalba Ciarlini, e o médico Eider Barreto de Medeiros, que é diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia, além de outros 11 servidores do mesmo hospital, por crimes de estelionato qualificado, falsidade ideológica, peculato culposo entre outros crimes.

A investigação começou no mês de maio de 2013, quando o Retrato do Oeste mostrou, com exclusividade, que a assistente social Ruth Ciarlini ganhava sem trabalhar no HRTM e recebia uma bonificação especial que recebe como nome Plantão Eventual. No caso, este tipo de benefício só deveria ser pago para quem de fato trabalhasse além de seu expediente normal completando escala. Ela se quer aparecia no hospital.
 
Além da irmã da governadora, o Retrato do Oeste também revelou vários outros nomes, que estava ganhando plantão eventual sem trabalhar no HRTM. A notícia ganhou repercussão estadual e os delegados Fábio Montanha, da 1ª DP de Mossoró; Nivaldo Floripes Batista, da 2ª DP, e José Vieira, da Delegacia de Defraudações, instauraram inquérito policial para apurar o caso.
 
O próprio diretor Eider Medeiros recebia carga máxima de plantão eventual todo mês. Além dos depoimentos e os documentos, os crimes foram comprovados através de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça com o aval do Ministério Público Estadual.
 
Indiciados
1 – Ruth Alaíde da Escóssia Ciarlini (na foto ao lado da governadora Rosalba, sua irmã), indiciada por estelionato qualificado e falsidade Ideológica que o Código Penal Processual (CPP) prevê pena de 2 a 10 anos de prisão. Segundo o delegado José Vieira, a ex-deputada e ex-vice-prefeita de Mossoró ainda tentou esconder que recebia plantão eventual e salário sem trabalhar no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
 
2 – A Chefe do Setor de Serviço Social do HRTM, Rosângela Almeida Moreira Carioca, foi indiciada por estelionato qualificado, que o CPP prevê pena de 1 a 5 anos de prisão, além de Fraude Processual, que o CPP prevê pena de 3 meses a 2 anos. “Esta senhora recebia plantão sem ter direito e criou um livro para tentar esconder a fraude”, explica.
 
3 – Assistente social que trabalha no setor administrativo, Margareth Paiva Cavalcante, foi indiciada por estelionato qualificado, que o CPP prevê pena de 1 a 5 anos de prisão, e por  falsidade ideológica, que o CPP prevê pena de 1 a 5 anos. Ela não trabalhava na Assistência Social, mas colocava seu nome para receber Plantão Eventual noturno.
 
4 – Mirna Aparecida de Sousa de Lima foi indiciada por estelionato
5 – Zuleide da Conceição Sousa foi indiciada por estelionato
6 – Alzeniza Nunes de Lima, a Geiza, foi indiciada por estelionato
7 – Alzenira Nunes de Lima foi indiciada por estelionato
8 – Valcineide Alves da Cunha de Sousa – foi indiciada por estelionato. Esta senhora tem uma particularidade. Recebia plantões eventuais noturno de um setor do HRTM que não  funciona à noite. Na prática, Valcineide se quer trabalhava no HRTM. Só recebia.
9 – Antônia Edna de Morais foi indiciada por estelionato
10 – Janilce da Silva Falcão foi indiciada por estelionato
11- Maria Goretti Alves de Araújo foi indiciada por estelionato
12 – Maria Goretti Bezerra foi indiciada por estelionato
13 – Eider Barreto de Medeiros, que é o diretor geral do HRTM foi indiciado por peculato culposo, pois, segundo o delegado, sabia de tudo quando assumiu, deixou o esquema continuar e ainda autorizava pagar a si próprio com plantão eventual.
 
O rombo
O governo do Estado pagava em média 8 milhões por mês em plantão eventual a servidores do governo para complementar escalas dos hospitais do Rio Grande do Norte. Existe uma suspeita de que em sua grande maioria, estes plantões eventuais foram pagos a quem não merecia em detrimento a quem de fato trabalhou. Seriam destinados para apaniguados políticos, como escreveu os delegados. Após a publicação dos fatos pelo Retrato do Oeste e a Operação Ponto Final da Policia Civil, os pagamentos de plantões eventuais teria reduzido mais de 60% no RN, o que equivale uma economia mensal superior a R$ 5 milhões.
Fonte: Sociedade Ativa