quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje em mais de 170 países

Brasília – A Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje (1º) e vai até a próxima terça-feira (7) em mais de 170 países. O objetivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
A data comemora a assinatura da Declaração de Innoceti, em agosto de 1990, por diversos países – incluindo o Brasil. Entre os objetivos apresentados pelo documento estão estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação e adotar uma legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
A OMS defende que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientes necessários. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os 6 meses e, depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete 2 anos ou mais.
No caso do colostro (tipo de leite mais grosso e de cor amarelada produzido ao final da gestação), a recomendação é que ele seja fornecido ao recém-nascido até uma hora após o parto.
Dados da organização indicam que a malnutrição responde, direta ou indiretamente, por praticamente uma em cada três mortes entre crianças menores de 5 anos, sendo que mais de dois terços delas são associadas a práticas inapropriadas de alimentação e ocorrem no primeiro ano de vida da criança.
“Nutrição e carinho nos primeiros anos de vida são cruciais para uma boa saúde e para o bem-estar ao longo da vida. Na infância, nenhum presente é mais precioso do que o aleitamento materno. Ainda assim, menos de um em cada três bebês é exclusivamente amamentado durante os [primeiros] seis meses de vida”, informou a OMS.
Confira os dez passos definidos pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para o sucesso da amamentação:
- Ter uma política de aleitamento materno escrita, que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;
- Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar essa política;
- Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do leite materno;
- Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê;
- Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;
- Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica;
- Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas;
- Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;
- Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;
- Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.
Fonte:Agência Brasil

Mitologia Grega

1. Introdução
O caminho de volta para Deus não é uma descoberta dos cristãos. Está no coração da humanidade. Para mostrar isso, e também para aprofundar alguns pontos da caminhada de São Francisco, vou contar a história de Édipo, famosa por causa de Freud, que só usou uma parte do mito.
Os mitos são muito importantes em todas as culturas. São histórias que duram muitos séculos e não têm autores conhecidos, porque foram elaborados por um povo e tocam as raízes do humano universal.
A história de Édipo tornou-se imortal quando foi elaborada pela tragédia grega, especialmente por Sófocles, no sec. V antes de Cristo. Os gregos trabalhavam as tragédias para provocar uma catarse (purificação) no povo. Mostravam que o ser humano tem a tendência de se separar de Deus pelo orgulho (hýbris) de suas realizações, mas que isso causa uma cegueira (ate) diante da vida. Então, uma ação dos deuses (ftónos theón) derruba-o para que possa encontrar o caminho da volta. Só assim ele poderá ser livre.
1). A história de Édipo
Édipo nasceu em Tebas e era descendente de seu mítico fundador, Cadmos. Seu avô foi Labdacos (o "coxo") e seu pai foi Laios (o "canhoto").
Laios casou-se com Jocasta e teriam sido felizes como reis de Tebas se não fosse um problema: não conseguiam ter filhos. Por essa razão, muito religiosos, foram consultar o Oráculo de Delfos.
No templo, a pitonisa délfica revelou que teriam um filho dentro de pouco tempo, mas que ele estava destinado a matar o pai e casar-se com a mãe.
Eles se alegraram pelo filho. Quando ele nasceu, Laios lembrou-se do oráculo e mandou os servos matarem o bebê.
Levaram-no para uma a floresta, furaram-lhe os pés e o amarraram de ponta cabeça em uma árvore para ser devorado pelos animais selvagens.
Passaram por ali uns pastores de Corinto e o levaram. Deram-no aos reis de Corinto, que também sofriam por não ter um filho. O rei e a rainha adotaram-no como se fosse seu, e lhe deram o nome de Édipo, que quer dizer "pés furados".
Quando cresceu, Édipo começou a sentir-se diferente dos seus concidadãos e foi consultar o Oráculo de Delfos. Aí soube que estava destinado a matar o próprio pai e a casar-se com a mãe. Horrorizado, decidiu não voltar a Corinto, Pegou o carro e foi para bem longe.
Em uma estrada estreita, nas montanhas, encontrou um carro maior na direção contrária. Tentou desviar-se mas os carros acabaram chocando-se de raspão.

Notícias da Capital

Barreiras de contenção são reforçadas para estabilizar calçadão

 Preocupada com as marés altas previstas para os próximos dias, a Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e a Defesa Civil Municipal, intensificou desde a terça-feira (31) o monitoramento dos pontos mais vulneráveis do calçadão de Ponta Negra, como também o acompanhamento da tábua de marés.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Antonio Albuquerque Lopes, diariamente, após as marés altas, a frente de secretarias reordena a contenção. Ainda segundo ele, a contenção suportou bem as marés desta madrugada. A Semsur registrou nesta quarta (1) maré alta com ondas de 2,4 metros de altura, às 3h45. “Não foi uma maré excepcional. Tudo indica que a nossa contenção dará estabilidade ao calçadão”, ressaltou.


Na prática, a Prefeitura está realizando a contenção com a colocação de restos do próprio calçadão e de sacos de areia de 100 Kg e de 1000 Kg. Ontem (31), por exemplo, foram colocados 30 sacos de 100 Kg e 52 sacos de uma tonelada. Hoje, está previsto o emprego de mais 50 sacos de areia de 1000 Kg. Além disso, colocou blocos de concreto formando baias na avenida Erivan França (orla) para as pessoas circularem com mais segurança. “A iluminação foi toda reposta na avenida e concluiremos hoje a relocação dos quiosques”, informou o secretário.

Segundo informou o diretor da Defesa Civil, Irimar Matos do Nascimento, os trechos mais afetados com a última maré cheia, estão compreendidos entre os quiosques 15 e 21. Neste trecho as barreiras com areia e sacos serão reforçadas. Amanhã, a defesa Civil estará a postos a partir de 7 horas da manhã, estendendo-se por todo o dia, noite e madrugada. A Cruz Vermelha Brasileira também estará na praia de Ponta Negra para prestar apoio à operação.

Fonte:Jornal de Fato 


Presos da PB são transferidos para o Rio Grande do Norte

Nove detentos do Complexo Penitenciário de Segurança Máxima de João Pessoa (PB-1 e PB-2) foram transferidos, ontem, 31, para o Presídio Federal de Mossoró-RN. A ação é uma continuidade da operação Perseu II, iniciada no dia 4 de julho. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), a transferência foi determinada pela Justiça Federal do Estado do Rio Grande do Norte, que acolheu decisão da Vara de Execuções Penais da Comarca de João Pessoa.

Batizada de Operação Perseu III, a ação de ontem, 31, é resultado de uma ação integrada dos órgãos de inteligência da Polícia Militar, Civil e do Sistema Penitenciário para combater ações delituosas de facções criminosas, narcotraficantes e homicidas com ramificação interestadual, disse a Seap. Os crimes seriam comandados de dentro dos presídios paraibanos.
No dia 4, os primeiros nove presos foram levados para Mossoró e hoje será concluída mais uma etapa da transferência. Segundo a assessoria do órgão, os apenados passaram por exames no Centro de Ensino da Polícia Militar antes de seguir para o Rio Grande do Norte.

REBELIÃO
Inicialmente, os presos do Complexo de Segurança Máxima começaram a ser transferidos após a rebelião do dia 28 de maio, considerada a maior já registrada no Sistema Prisional da Paraíba. O motim deixou um grande saldo de destruição no complexo prisional. No dia seguinte, 210 presos foram redistribuídos para unidades de João Pessoa, Patos e Cajazeiras. A partir daí, iniciou-se a operação para desarticular o esquema criminoso entre os detentos.

Fonte:Gazeta do Oeste

Conheça os candidatos a vereadores de Messias Targino

Para visualisar a foto maior clique em cima
Fonte:TSE

Estudo diz que 1,5 milhão de pessoas usam maconha diariamente no Brasil

No Brasil, oito milhões de pessoas (7% da população adulta) já experimentaram maconha ao menos uma vez na vida, aponta o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, divulgado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) nesta quarta-feira (1º). Mais de três milhões de pessoas fumaram a droga no último ano e cerca de metade dos usuários – 1,5 milhão – a consomem diariamente. Quase 600 mil adolescentes já usaram a droga ao menos uma vez na vida. No último ano, 470 mil a experimentaram. O uso costuma começar cedo. Mais de 60% dos usuários tiveram o primeiro contato com a maconha antes dos 18 anos.
O estudo, feito pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Unifesp, foi concluído em março de 2012. Ao todo, 4.607 pessoas com 14 anos ou mais foram entrevistadas em 149 municípios de todo país.
Fonte:o xerife

AL fixa prazo de oito dias para divulgar salários que paga a seus servidores

A Assembleia Legislativa deu nesta quarta um passo concreto para seguir o exemplo de outras instituições que já cumprem a Lei de Acesso à Informação.
Em sua primeira sessão no semestre, a mesa diretora emitiu ato para regulamentar a divulgação das informações dos salários dos servidores da Casa.
Pelos termos do ato, lido em plenário pelo presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), foi fixado o prazo de oito dias para essa divulgação.
Segundo a assessoria de imprensa, a Assembleia Legislativa já cumpre uma série de exigências fixadas na Lei de Acesso à Informação e no Ato 249, por meio do seu portal e do Portal da Transparência, como a prestação de contas da verba indenizatória pelos deputados estaduais, registros das despesas, informações sobre licitações, contratos e empenhos.
Quanto às informações relativas aos servidores, serão disponibilizados quadro de pessoal, com as respectivas tabelas de remuneração, a atribuição de diárias, ajudas de custo e indenizações ou ressarcimentos, limite constitucional de remuneração e eventuais pagamentos além de tal limite, com explicação das razões e aplicação do redutor para o limite constitucional.

Fonte:nominuto

TRE cancela 170 pedidos de registro de candidaturas no RN

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte rejeitou, até a noite de ontem, 170 pedidos de registros de candidaturas. Foram rejeitadas sete chapas para a disputa majoritária e 163 aspirantes às vagas no legislativo municipal das suas respectivas cidades. O indeferimento das candidaturas, no entanto, não é definitivo. Os candidatos podem entrar com recurso e concorrer sub judice, até que o registro seja julgado em última instância.

Os juízes eleitorais negaram os registros de candidatura de sete concorrentes ao Executivo. Foram indeferidos os de Nei Moacir Rossatto de Medeiros (PSB), de Alexandria; Felipe Muller (PP), de Caiçara do Rio do Vento; Carlinho da Apami (PR), de Campo Redondo; Tarcísio Araújo de Medeiros (PR), de Japi; Augusto José de Aquino (DEM), de Pilões; Mário Costa de Oliveira (DEM), de Rafael Fernandes; e Giovannu César Pinheiro e Alves (PMN), de Tangará.

Das 413 chapas registradas para disputar as 168 prefeituras do Rio Grande do Norte, 179 tiveramo registro deferido, 7 foram rejeitadas e 219 ainda aguardam julgamento. A Justiça Eleitoral tem até o dia 5 deste mês para julgar os processos ainda pendentes, que correspondem a mais de 50% dos pedidos. Em seguida, os casos em que há recurso serão julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Dos que se inscreveram para disputar as vagas de vereador, estão inaptas a disputar o cargo 163 pessoas, que requereram o registro em 71 municípios potiguares. Ao todo, se inscreveram para a disputa proporcional 7.721 candidatos. As candidaturas que ainda aguardam julgamento chegam a 3.643, quase a metade dos inscritos. Nos próximos dias, com o decorrer dos julgamentos, deverão aparecer mais candidaturas rejeitadas.

Natal foi o município que teve mais pessoas inaptas a concorrer ao pleito. Apesar de nenhum candidato da majoritária ter sido considerado inelegível, 38 pessoas que pretendiam concorrer às 29 vagas de vereador não estão aptas a participar das eleições. A segunda foi Mossoró, que teve 10 nomes irregulares. O julgamento das candidaturas é acessível a todos por meio da página DivulgaCand2012, do TSE.

Fonte:DN online