domingo, 15 de abril de 2012

Veja resumo da semana

Policia militar de Caraubas desbarata quadrilha com carro roubado

 A policia Militar da cidade de Caraubas, sob o comando do Capitão Carvalho, desbaratou na manhã de domingo, 08 de Abril de 2012, uma quadrilha suspeita de vários crimes da região Oeste do RN e no estado do ceará. A policia conseguiu prender em flagrante dois envolvidos. Eles estavam em uma residência na periferia de Caraubas com uma caminhonete roubada na noite de sábado 07/04, cidade de Russas no CE. Outros dois elementos conseguiram se evadir antes da chegada dos policiais.

Assaltantes deixaram Janduis gritando: “QUEM MANDA AQUI É NÓS”

 Novas informações que chegaram da cidade de Janduís/RN, dão conta que os bandidos após o assalto aos correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal e do Bradesco, instalados na loja Rita Calçados e no Mercadinho de Camilo, saíram em disparada atirando para o alto, e gritado: “QUEM MANDA AQUI É NÓS“.
Um popular escreveu no Twitter às 08 horas e 29 minutos: TIRO EM JANDUIS, CHAMEM A POLÍCIA POR FAVOR!

 

Concurso da Prefeitura de Messias Targino/RN

O Município de Messias Targino/RN, torna público a abertura das inscrições e realização do Concurso Público destinado ao provimento de cargos vagos existentes no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura Municipal de Messias Targino estabelece normas relativas à sua realização, de acordo com o presente Edital.
 

Reitor vence mais uma etapa na criação do curso de medicina na UFERSA

Criar um curso de medicina não é fácil. Construir uma faculdade é mais difícil ainda. E fazer estes dois e ainda construir um hospital de respeito é missão quase impossível.

A última etapa será no CONSUNI, da UFERSA. Este conselho é formado por 70% de docentes, 15% de técnicos administrativos e 15% de alunos, além de 2 membros da comunidade.
E a meta do reitor Josivan Barbosa é já realizar o primeiro processo seletivo, via ENEM, em 2013, para o inicio de Curso de Medicina em 2014. Vai consegui!

STF decide que aborto de feto anencéfalo não é mais crime

 Após dois dias de debate, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (12) que grávidas de fetos sem cérebro poderão optar por interromper a gestação com assistência médica. Por 8 votos a 2, os ministros definiram que o aborto em caso de anencefalia não é crime.

Morre um dos maiores ladrões de bancos do RN

Rafael Pêpo” foi atingido durante confronto com policiais da Deicor, em Santa Cruz, e morreu no local; outros dois foram presos.

 "Rafael Pêpo", como era conhecido e considerado pela Polícia Civil um dos maiores ladrões de bancos do Rio Grande do Norte, morreu esta madrugada em um confronto com os policiais da Divisão Especializada em Investigações e Combate ao Crime Organizado (Deicor) em Santa Cruz. Outros dois acusados foram presos.

Número de médicos distribuídos em hospitais da cidade é insuficiente para atender à demanda

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil possui 371.788 médicos em atividade. Deste montante, 3.948 atuam no estado do Rio Grande do Norte. De acordo com dados fornecidos pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) de Mossoró, estão cadastrados 300 profissionais na cidade, atuando tanto na área pública como privada. Segundo o presidente do CRM de Mossoró, Manoel Nobre, esse número é considerado insuficiente para atender uma população de 263.344 habitantes.
Fonte:o mossoroense

PATU: IDOSO FOI ENCONTRADO MORTO POR ENFORCAMENTO

Por volta das 06:40 horas deste domingo, 15/04, a Polícia Militar foi informada que o senhor MIGUEL PAULINO DA SILVA, mais conhecido por "MIGUEL VITURINO", 78 anos de idade, que residia na rua Francisco Seledon de Moura, 04, bairro Epitácio de Andrade (Fomento), havia sido encontrado morto na sala de sua residência. 
Provavelmente a vítima tenha cometido suicídio, já que foi encontrado pendurado por uma corda em um armador de redes da sala. 
Uma guarnição da PM compareceu ao local, fazendo o isolamento da área e acionando os peritos do ITEP de Mossoró, que já estiveram no local e após realizar a perícia, conduziram o corpo para a sede do órgão em Mossoró, onde passará por necropsia.  
Fonte:patu news

Ministério publica novo protocolo sobre AVC

O Ministério da Saúde vai ampliar a assistência às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que passarão a se atendidos de forma integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi publicada a portaria 664/2012, que estabelece novo protocolo de assistência ao paciente com AVC isquêmico e hemorrágico. Entre as novidades, está a incorporação do trombolítico alteplase e o fornecimento de serviços habilitados para assistência às vítimas de AVC.
A Portaria n° 665/2012 prevê a criação dos Centros de Atendimento de Urgência, classificados em três tipos, dependendo do porte e capacidade de atendimento. Estes centros desempenharão um papel de referência no tratamento aos pacientes com AVC. A criação dos centros será articulada entre governo federal, estados e municípios.
“O nosso esforço é ampliar a rede de atenção básica, de prevenção e de tratamento com o objetivo de reduzir casos e óbitos. A linha de cuidado do AVC é uma das nossas prioridades e a incorporação tecnológica de qualquer procedimento ou medicamentos tem padrões para ser realizada”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A meta do Ministério da Saúde é fortalecer a política de atenção a vítimas de AVC. O propósito é assegurar a todos os brasileiros que tenham um hospital de referência para o seu atendimento.
O uso do alteplase, somente em casos de AVC isquêmico agudo, consiste na aplicação de uma medicação por via endovenosa, que percorre a circulação até chegar ao vaso sanguíneo cerebral que está obstruído por um coágulo. Esta medicação desfaz o coágulo, desentupindo a circulação e normalizando o fluxo sanguíneo que chega ao cérebro.
O medicamento será fornecido pelos hospitais habilitados e ajudará a reduzir os riscos de sequelas e de mortalidade. O alteplase diminui em 31% o risco de sequelas do AVC, isso significa a recuperação do quadro neurológico de mais pacientes comparando com aqueles que não recebem o tratamento com alteplase.
Fonte:o xerife

Profissão Repórter apura ambulancioterapia infantil no RN

A equipe do Caco Barcelos, do Profissão Repórter, está no Rio Grande do Norte, apurando ambulancioterapia infantil. A informação é do secretário de Saúde Domício Arruda.
E se engana quem pensa que o Domício Arruda colocou qualquer objeção para os repórteres da equipe de Caco Barcelos entrar nos hospitais da capital ou do interior.
“Secretaria da Saúde autorizou acesso das equipes do Profissão Repórter (Caco Barcelos) em todos os seus hospitais, sem restrições”, escreveu Domício Arruda, em seu Twitter.
E os jornalistas estiveram em Caicó e em Pau dos Ferros. Isto nesta sexta-feira. O secretário até pergunta a este repórter se a equipe do Profissão Repórter deixou rastro em Mossoró.
Deixou não. Se passaram, foram muito discretos. Aqui iria perceber que é a única cidade de referência de saúde para mais de 50 cidades, que juntas somam mais de 500 mil habitantes.
Porém, apesar de tanta gente, o único Pronto Socorro de emergência/urgência de alta complexidade não tem UTI pediátrica. Semana passada morreu uma criança por falta de UTI.
Em Natal, existem leitos de UTI pediátrica e Neo, mas como no interior não existe em canto algum, está lotado. Domingo passado morreu uma criança por falta de UTI neo em Natal.
- UTI neo é para crianças com até 28 dias de vida. Depois desta idade, precisa de UTI pediátrica.
E é exatamente este tráfego de ambulâncias do interior para a capital que, segundo Domício Arruda, será notícia no Profissão Reporter. A chamada ambulancioterapia infantil.
Hoje à tarde, os repórteres gravaram entrevistas no Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, que tem 12 leitos de UTI prontos para funcionar e não funciona porque o Estado não contratou profissionais para operar os equipamentos. Diz que não encontrou.
Aguardemos o resultado da apuração dos jornalistas do Profissão Repórter.

Fonte:retrato do oeste

MEC oferece Bolsas de Mestrado para Professores de Matemática

Professores de matemática que lecionam em escolas públicas poderão se inscrever em maio deste ano no único mestrado profissional semipresencial recomendado pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital do exame de ingresso para a turma de 2013 tem previsão de 1.575 vagas.
Os professores precisarão fazer uma prova e os selecionados receberão uma bolsa da Capes no valor de R$ 1,2 mil. Atualmente 2,5 mil professores da rede pública estão no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam do programa 59 instituições de ensino superior nas cinco regiões, num total de 74 polos presenciais.
O mestrado tem duração de dois anos e a tese final obrigatória é uma monografia sobre experiência de matemática do ensino básico que tenha impacto na prática didática em sala de aula. "É um mestrado para fortalecer o ensino da matemática na educação básica. Não dá para termos no Brasil alunos analfabetos em números", diz Hilário Alencar, presidente da SBM. Em fevereiro de 2013, concluirão o mestrado cerca de mil professores inscritos em 2011, na primeira chamada do programa.
Em contrapartida ao investimento do governo federal, os professores bolsistas devem atuar na escola pública nos cinco anos seguintes após a conclusão do mestrado. A prioridade do Profmat é para professores de escolas públicas, mas 20% das vagas poderão ser preenchidas por docentes da rede privada. 
Fonte:o diario oline