sábado, 26 de novembro de 2011

Trabalhadores decidem hoje se realizam protesto na vinda de Dilma

Líderes sindicais e do movimento campesino do Rio Grande do Norte se reúnem amanhã, às 9h, em Natal, para decidir se farão protestos durante a passagem da presidente Dilma Rousseff pelo Estado na segunda-feira, 28, quando assinará o projeto do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi. O encontro será acompanhado pela equipe de preparação da vinda da presidente.
Desde o início, os trabalhadores se opõem ao modelo que está sendo apresentado, alegando que sairão prejudicados e que, possivelmente, serão obrigados a deixar suas terras em nome do agronegócio.
Ainda na quinta-feira, 24, lideranças de Apodi, representadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Francisco Edílson Neto, e do Fórum do Campo Potiguar, fizeram uma reunião de emergência com a equipe presidencial para expor suas reclamações. Edílson Neto disse ter saído da discussão mais confiante de que agora e os agricultores serão ouvidos. "Ainda acreditamos que tem uma luz que vai mudar essa história", disse.
Edílson enfatizou ainda que sentiu uma sensibilização maior por parte dos representantes públicos, tanto que espera agora que os próximos diálogos sejam traçados diretamente com a Casa Civil da Presidência da República e não mais com o Ministério da Integração Nacional.
O projeto do Perímetro Irrigado de Apodi será realizado com recursos da ordem de R$ 280 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, serão beneficiados 5.200 hectares com perspectiva de gerar pelo menos 15.600 empregos diretos. A água será retirada da barragem Santa Cruz do Apodi, que fica localizada na região do Vale.
Ainda nesta semana, duas mil cartas foram endereçadas ao Palácio do Catete, pedindo à presidente Dilma que revogasse a decisão que desapropria áreas para a instalação do projeto. Com todas essas mobilizações acontecendo, as autoridades continuam afirmando que os problemas de entendimento com os campesinos já foram resolvidos.

Fonte:de fato

Divisão do Pará é rejeitada por mais de 60%, diz Datafolha

Duas semanas após o início da propaganda do plebiscito em TV e rádio, a maioria dos eleitores do Pará continua rejeitando a divisão do Estado.
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 62% dos eleitores paraenses são contra a divisão do Pará para a criação do Estado do Carajás e 61% são contra a criação do Estado do Tapajós.
A pesquisa foi encomendada em uma parceria entre Folha, TV Liberal e TV Tapajós (afiliadas da Rede Globo no Pará). Em relação à pesquisa anterior, divulgada no último dia 11, houve um pequeno aumento da rejeição aos novos Estados. A oscilação, porém, está dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram entrevistados 1.015 eleitores entre os dias 21 e 24 de novembro. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 50.287/2011.A propaganda do plebiscito na TV e no rádio ainda não foi capaz de causar alterações significativas nas intenções de voto dos eleitores paraenses.
Em 11 de dezembro, eles irão às urnas decidir se querem que o Pará se separe e dê origem a mais outros dois Estados: Carajás (sudeste) e Tapajós (oeste).Na região do chamado Pará remanescente, que ficaria inalterado com a divisão, está a maior resistência aos novos Estados. 85% são contra o Carajás e 84% são contra o Tapajós. Entre os eleitores do Carajás, 16% são contra o novo Estado. No Tapajós, 24% são contrários.
Fonte:padua campos

Rosalba: “No meu governo não aceito improbidade, doa a quem doer”

A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a convenção do Democratas (DEM) de Carnaubais que elegeu Dinarte Diniz como presidente do diretório municipal, nesta sexta-feira, 25, para reafirmar que vai ser intolerante com quem praticar ou silenciar diante da corrupção. “Se começarem a dizer que estão metendo a mão aqui ou acolá e quem souber não me contar, vou considerar conivente”, alertou a governadora.




Dizendo que sua carreira política foi marcada pelo zelo com o dinheiro publico, Rosalba afirmou repetidas vezes, que não vai consentir qualquer ato desonesto. “No meu governo não aceito improbidade, doa a quem doer”.
“Fui prefeita três vezes, senadora da Republica durante quatro anos, e ando de cabeça erguida. Tenho as mãos limpas. Mãos de trabalho. Comecei o governo assim e vou terminar desse jeito”, avisou.
Fonte:o xerife

MARTINENSE É A SÉTIMA VÍTIMA DE HOMICÍDIO NA CIDADE DE PATU NO ANO DE 2011

 Local onde ocorreu o homicídio: rua Alagoas, 66 - Bairro Cidade do Sol, próximo ao Módulo Esportivo de Patu. A rua é escura e deserta, pois são poucas residências no local.

 Foram encontradas duas cápsulas no local, uma de espingarda calibre 12 e outra de pistola calibre 380.

Um grande número de pessoas compareceram ao hospital municipal na tentativa de ver o corpo de BERG que permaneceu na pedra do hospital até ser transferido para o ITEP em Mossoró.

Para ver imagens da vítima na pedra do Hospital Municipal de Patu CLIQUE AQUI.

Um crime ainda sem muitas explicações e de autoria desconhecida foi registrado na noite desta sexta-feira, 25/11, por volta das 18:50 horas, aqui na cidade de Patu. 
O mecânico FRANCISCO JENISBERGUES DE SOUZA, mais conhecido por "BERG", natural de Umarizal, com 28 anos de idade, nascido aos 03 de outubro de 1983, foi assassinado numa emboscada quando chegava em sua residência, que fica localizada na rua Alagoas, 66 - Bairro Cidade do Sol, próximo ao Módulo Esportivo de Patu. A vítima chegou ao local em sua moto e quando estava tentando abrir o portão da casa foi surpreendida por dois elementos que chegaram de repente numa motocicleta e um deles efetuou um disparo de espingarda calibre 12, que atingiu o tórax, tendo a vítima corrido, mas caiu em frente a residência vizinha e nesse momento foi atingida por pelo menos dois disparos de pistola calibre 380 na cabeça. Essas são suposições de como ocorreu o homicídio, feitas por componentes da guarnição de serviço da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu, que chegaram ao local minutos após o fato, acionados através do telefone 190 e conduziram a vítima para o Hospital Municipal de Patu, mas já chegou naquela unidade hospitalar morta.
Os malévolas estavam aguardando a chegada da vítima e colocam palitos de fósforo no cadeado do portão para dificultar a abertura do mesmo e com isso ter tempo suficiente para a aproximação.

Segundo informações, a vítima estava separada da sua companheira que reside na cidade de Messias Targino com quem tinha uma filha.
Os assassinos levaram a motocicleta de BERG mas abandonaram nas proximidades do contorno de Manoel Matias, na BR 226, logo na saída da cidade.
Até o presente momento não há informações sobre o motivo ou motivos que teriam ocasionado o assassinato de BERG e nem a autoria.
O corpo da vítima foi conduzido para o ITEP em Mossoró e após ser submetido a necropsia, foi conduzido para a cidade de Martins onde residem seus pais e a maioria de seus familiares. 
A vítima trabalhava na oficina de FUFUCA, irmão do vereador Alexandrino Suassuna.
O inquérito para apurar mais este homicídio na cidade de Patu, o sétimo só em 2011, ficará a cargo do delegado regional da 7ª DRPC Dr. Getúlio Medeiros. 
Fonte:patu news

Concluída a demolição do Machadão


A "Era Machadão" chegou ao fim. A última parte do estádio de Lagoa Nova, que faltava ser derrubada, para dar lugar a Arena das Dunas, foi ao chão na tarde desta sexta-feira, dia 25 de novembro. Mais precisamente às 14h56. O antigo portão 5, que servia de entrada para a torcida do América, que costumava assistir as partidas do seu time ao lado direito das cabines de rádios, foi derradeira parte a ser demolida pelas máquinas que trabalham no local. Mas, no momento da ação, o João Cláudio de Vasconcelos Machado parecia não querer ficar apenas na memória dos potiguares. Na primeira investida, o cabo de aço colocado nas máquinas, que servia para puxar a estrutura, rompeu, o que atrasou a conclusão da obra.
Mas, o sopro de alívio para alguns saudosistas, que não admitiam a derrubada do Machadão, durou apenas alguns minutos. Na segunda tentativa, enfim, a estrutura veio ao chão, levantando poeira pela Avenida Prudente de Morais. "Estamos conseguindo avançar com as obras dentro do que foi planejado para este ano. Tudo que estava previsto, foi cumprido, rigorosamente", afirmou Demétrio Torres, secretário da Secopa, órgão do Governo Estadual responsável pelo andamento das obras da Copa de 2014.
Com a conclusão das obras de demolição do Machadão concluídas, agora, de acordo com o secretário, o importante é olhar para o futuro. As fundações da Arena das Dunas é a próxima etapa a ser iniciada. "O importante é raciocinar para os próximos passos. Vamos começar um etapa muito importante, que é o início das obras de fundações da Arena das Dunas. Devemos ter tudo pronto até a metade de dezembro, para que, em março do próximo ano, essa etapa esteja concluída", informou Torres. A Central de Bilheterias do antigo Machadão e a caixa d´água que fica no mesmo local, devem ser demolidas nas próximas semanas.
Com início no dia 21 de outubro, a demolição do Machadão ocorreu de maneira mais rápida do que o cronograma inicial traçado pela construtora OAS, responsável pelas obras. A Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A - Sociedade de Propósito Específico, (SPE) concluiu as etapas da obra do novo estádio previstas para 2011, com 36 dias de antecedência.
HISTÓRICO
Inaugurado em 4 de junho de 1972, agora a antiga praça esportiva de Lagoa Nova, o Machadão foi projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa, e batizado como Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco, que ficou conhecido como Castelão. No ano de 1989 teve seu nome alterado para João Cláudio de Vasconcelos Machado, homenageando o ex-presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, que presidiu a entidade durante nove anos, entre 1965 e 1974, falecendo em 1976, antes da inauguração do Castelão. Carnatal não atrapalha as obrasNa próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, começa, em Natal, o Carnatal. O percurso da festa teve que ser alterado nesse ano, justamente porque o local que os trios passavam é o mesmo das obras da construção da Arena das Dunas. A expectativa fica por conta se, nos dias de folia, que vai ser de quinta-feira até domingo da próxima semana, as máquinas e os operários da empresa OAS, irão parar por causa da festa. Mas, de acordo com Demétrio Torres, titular da Secopa, as obras vão continuar em pleno vapor. "Não existe a possibilidade das obras pararem. Fizemos reuniões com a OAS para definir o percurso do Carnatal e nada vai atrapalhar a festa, que é importante para a Natal, nem o cronograma na construção da Arena das Dunas, que é importante para o Estado", revelou Torres.
Para o secretário, o que precisava ser feito em relação ao Carnatal, foi realizado. "Isolamos todo o local aonde vão ficar os camarotes. Tudo foi bem planejado e as obras vão continuar", disse.
Sobre as licenças ambientais necessárias para o andamento das obras, Demétrio Torres informou que tudo que era necessário, foi feito. "Os entulhos da demolição estão sendo reaproveitados aqui mesmo. Não estamos trazendo nada de fora. Até no quesito meio ambiente, estamos adiantados, já que fizemos mais do que o solicitado pela Fifa", afirmou.
Sobre fiscalização da Fifa, o secretário da Secopa foi firme. "temos duas câmeras da Fifa aqui nas obras e a entidade vem acompanhado tudo em tempo real. Nosso relacionamento com eles está muito bom", disse, relembrando que hoje às 9h, os funcionários realizarão uma confraternização.
Centros de Treinamento são fiscalizadosOs Centros de Treinamento das Seleções (CTS) para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foram tema de uma apresentação do Comitê Organizador Local (COL) e da FIFA, na Câmara Municipal de Campinas (SP). Durante o Fórum Legislativo, organizado pela Comissão de Turismo de Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, o diretor executivo de Operações do COL, Ricardo Trade, o gerente de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes, e o gerente de Eventos do Escritório de Acomodações da Fifa, Laly Warnecke, apresentaram aos ouvintes as especificações técnicas e o andamento do processo de triagem dos CTS, no qual o estádio Frasqueirão, de Natal, está incluído, que serão a casa das 32 seleções nacionais que participarão da competição em 2014.
Ricardo Trade apontou que o mapeamento de centros de treinamento é inédito no Brasil: "Os CTS deixarão um legado turístico e de visibilidade para as regiões que os abrigarão, que estão além das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa. A candidatura existente de mais de 20 estados brasileiros comprova que os CTS já estão espalhando o evento pelo país, o que é muito positivo", disse o diretor executivo de Operações do COL, referindo-se aos inscritos na primeira e segunda janelas, em 2011, e lembrando, ainda, que, em 2012, haverá mais duas janelas de inscrição para a elaboração do catálogo final, que será exposto às seleções nacionais em 2013. "Estamos trabalhando com o número de 80 a 90 opções de CTS neste catálogo final, que é um número maior que o exigido pela FIFA, que é de 64 CTS, dois por seleção. No final, teremos um equilíbrio, nem poucas nem tantas opções, e essa mobilização que acontece por todo o país já é muito positiva", complementou o gerente de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes.
Para o presidente da CTD, deputado federal Jonas Donizette, "É muito importante essa participação do COL e da Fifa, como neste Fórum, informando às cidades e aos Estados candidatos a abrigar os CTS".
TN Oline.

Confira cobertura do primeiro dia da Festa da Padroeira de Messias Targino

Começou ontem sexta-feira dia 25 de Novembro e vai até 04 de Dezembro a Festa da Padroeira de Nossa Senhora das Graças de Messias Targino, a festa começou com a seguinte programação:
19:00hs - Hasteamento da Bandeira, Celebração Eucarística, noiteiros: Associações, Pastoral do Dízimo, Ruas: Dr. Edino Jales e Jenuíno Jales, logo após houve apresentação da Banda Filarmônica Municipal. Convidados: Pastoral do Dízimo de Patú presidente: Pe. Fábio Joseph.
No palco Cultural houve apresentações de teatro com as crianças da Visão Mundial, e também o grupo de Dança Nossa Cor coordenado por Dhayz Muniz.
Atração Musical da noite ficou por conta da Banda Pé de Ferro do Forró, patrocinadores: Prefeitura Municipal de Messias Targino, Dário Motos e Dário Eletromóveis.
Lembrando que a Rádio Juventude Fm está a frente com sua equipe fazendo a cobertura ao vivo de toda a festa, além do nosso blog Wendel Kayky Oficial registrando os destaques da noite durante toda a programação da Festa.
Fotos Wendel Kayky