terça-feira, 18 de outubro de 2011

ESTUDANTE MESSIENSE PARTICIPA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE HISTÓRIA EM SÃO PAULO

O jovem estudante Walber Medeiros participou na semana passada da olimpíada brasileira de história que foi realisada na cidade de São Paulo,pra onde o estudante embarcou na quinta feira passada.Walber é filho do vereador Antenor Laurentino de Medeiros(Nonô) e da professora  Maria José Ribeiro,o mesmo estuda no IFRN de Natal,segundo seu pai o jovem viajou muito confiante para a oimpíada.Esperamos que o estudante tenha êxito em mais essa batalha.

Governo do RN publica edital de concurso público com 3.500 vagas

O Governo do Estado publica no Diário Oficial deste sábado (15) o Edital do Concurso Público com a oferta de 3.500 vagas para professores e especialistas em Educação.
As inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira (17), e se estenderão até o dia 25 deste mês, através do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela execução total do concurso.
As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
A conclusão total do concurso está prevista para 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do ano letivo.
Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado.
 

Abertura do 41º JERNS acontece nesta sexta-feira (21)

Abertura do 41º JERNS acontecerá nesta sexta-feira (21), às 9h, no Ginásio de Esportes do Campus da UFRN. A concentração dos atletas será às 8h, ao lado do Ginásio. Cada escola poderá participar do desfile, desde que tenha uma representação de, no mínimo, 20 atletas/alunos. Durante a solenidade de abertura ocorrerão apresentações de ginástica artística e de grupos de capoeira.
Uma das maiores competições esportivas estudantis do Brasil, a fase final do 41º JERNS contará com a participação de 400 escolas (municipais, estaduais, federais e particulares) e aproximadamente 13.000 atletas de todo o Rio Grande do Norte.
Serão 10 dias de competições envolvendo Natal e os finalistas das competições nas 12 regionais do Estado – Parnamirim, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assu, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz, Caicó, Umarizal, Apodi, Macau e João Câmara. São 28 modalidades esportivas – Natação, Voleibol, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Basquete, Atletismo, Pólo Aquático, Tênis de Mesa, Ginástica Rítmica, Taekwondo, Judô, Capoeira, Ginástica Aeróbica, Voleibol de Duplas, Futebol, Handebol de Areia, Pesca, Surf/Body Boarding, Ciclismo e Moutain Bike, entre outras.
Fonte:o xerife

Estudantes do Ensino Médio estão em contagem regressiva para o Enem

Atualmente, 44 Universidades irão adotar o Enem como exame único de entrada para cursos de graduação.

A poucos dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que serão realizadas entre os dias 22 e 23 de outubro, estudantes de todo o Estado fazem as últimas revisões.
Atualmente, 44 Universidades irão adotar o Enem como exame único de entrada para cursos de graduação. No Rio Grande do Norte, apenas a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa - irá utilizar exclusivamente este sistema. Este ano o número de inscritos foi o maior de todas as edições do Exame.
Cada vez mais concorrido, o Enem se destaca em relação a outras provas por não se basear em fórmulas ou questões decorativas. As questões abordadas nas provas têm caráter interdisciplinar e interpretativo.
De acordo com Orestes Filho, professor do Complexo Educacional Contemporâneo, os alunos aprendem muito mais quando são estimulados a entender os conteúdos de forma mais contextualizada, assim como é proposto pelo Enem. “Para os alunos do Rio Grande do Norte especificamente, o Enem tem um peso ainda maior, já que a prova da UFRN apresenta questões com abordagens similares, ambos voltados para aspectos do cotidiano”, afirma Orestes.
Desde a 1ª série do Ensino Médio os alunos do Complexo Educacional Contemporâneo são preparados para enfrentar provas contextualizadas, que exigem habilidade de raciocínio e lógica, como exigidos na prova do ENEM.

Fonte:no minuto

Demolição do ginásio Machadinho é iniciada na manhã de hoje

O processo de demolição do ginásio Machadinho foi iniciado na manhã desta terça-feira (18), por volta das 7h. Os curiosos que passaram pelo local puderam presenciar a derrubada de duas faixas de arquibancada através de seis máquinas, de acordo com o cronograma estabelecido até a limpeza da área.
De acordo Charles Maia, presidente técnico Sociedade de Propósitos Específicos (SPE) do estádio Arena das Dunas, a retirada completa do concreto e aço deverá durar cerca de 30 dias. “Utilizaremos o concreto para o uso da obra do estádio e o aço será encaminhado para siderúrgica”, disse.
Segundo o diretor do SPE, após a limpeza da área, um prazo de um mês será estipulado até o início das obras de demolição mecânica do estádio Machadão, provavelmente, logo após o Carnatal, com prazo de finalização em quatro meses.
Fonte:Jean Carlos

BOA NOTÍCIA - FIM DA GREVE DOS BANCÁRIOS

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf -CUT) informou na noite desta segunda (17) que a maioria dos sindicatos dos bancários decidiu encerrar a greve e aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. A categoria volta ao trabalho nesta terça (18) - inclusive os bancários do Rio Grande do Norte que, em assembleia realizada nesta segunda-feira (17), na sede do Sinte, apesar de rejeitaram por ampla maioria a proposta salarial da Fenaban, seguiram a decisão da maioria do país e encerraramm a greve (a exceção potiguar é o BNB), onde a greve continua por tempo indeterminado. A paralisação durou 21 dias. As propostas, segundo a confederação, foram aprovadas pelos bancários das seguintes cidades: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Bahia, Mato Grosso, Campinas, Uberaba, Londrina, Criciúma, Blumenau, Teresópolis, Vitória da Conquista, Dourados e Campina Grande. A Fenaban propôs aumento salarial de 9% e reajuste do piso da categoria, de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os bancários vão receber ainda até 2,2 salários por ano como participação nos lucros das instituições onde trabalham. De acordo com a Contraf, o ponto dos trabalhadores não será cortado. Os funcionários vão compensar os dias parados com extensão da jornada semanal em até duas horas extras por dia, até o dia 15 de dezembro. E informam ainda que o horário da abertura dos bancos nesta terça-feira (18) vai obdedecer o horário nacional de verão, das 9h às 15h.
Fonte: Blog do Castelo Morais/erivam morais