quinta-feira, 2 de junho de 2011

As brutalidades de seu Lunga



Seu Lunga é o cabra mais ignorante do mundo. Ele não tem muita paciência com nada. Aqui no Nordeste, sua fama se espalha devido a histórias como essas:
"Lunga estava tirando goteiras, defeitos das telhas de sua casa, um curioso passou e perguntou: Tá tirando as goteiras seu Lunga? Ele responde: Tô não, tô é fazendo - e ai saiu feito louco a quebrar as telhas."
"No seu comércio de sucata, ele também vende outros produtos dependendo da ocasião. Uma vez tinha uma saca de arroz e um romeiro perguntou: Seu Lunga como tá o arroz?... ...Ele respondeu: Tá cru!!!!!!"
"Seu Lunga resolve andar um pouco e sai com seu chapéu grande e antigo. Durante sua caminhada ele resolve coçar a cabeça sem tirar o chapéu, então uma conhecida dele pergunta:
-Oxe seu Lunga, num tira o chapéu pra coçar o cabelo não é?
Seu Lunga então responde:
-E a senhorita tira a calcinha pra coçar o tabaco?"

Fonte:portal do pajeú

Chuvas no RN ficam acima da média

O período chuvoso terminou regular no Rio Grande do Norte. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o Estado teve uma situação variante de regular a acima da média, com mudanças em todas as regiões. A situação volumétrica foi normal e acima do normal em 85 dos 167 municípios potiguares. Para Assú, Triunfo Potiguar, Baraúna, Areia Branca e outros 25 municípios o ano foi seco. Pior foi para Tenente Ananias, Severiano Melo, Francisco Dantas, Ceará Mirim, Extremos, Natal, Macaíba e outros 22 lugares que tiveram uma quadra muito seca. 29 municípios não informaram suas situações.
Nos municípios de Coronel Ezequiel, Jaçanã, Sítio Novo, Santana do Matos e Afonso Bezerra, choveu bem acima do normal para a média histórica. A região do Seridó foi a única que não teve variação, com um quadro normal e chuvoso em todos os municípios.
Para o meteorologista Gilmar Bristot, choveu bem mais que o esperado. Ele explica que 2011 foi um ano de surpresa para a meteorologia potiguar, com a diminuição das chuvas no mês de março, o que resultou na perda de safra no município de Alexandria. "Como os agricultores de lá perderam suas culturas de girassol e milho, a Emparn, sabendo que as chuvas voltariam, orientou que o replantio fosse feito com feijão para que mantivessem a atividade e o aproveitamento do período chuvoso", conta Gilmar. O feijão é indicado nessas situações por se desenvolver numa média de 50 dias, período adequado para a região Nordeste.
O meteorologista destaca a recuperação dos reservatórios hídricos do Estado, com sangria em alguns deles e os alagamentos no Vale do Açu. "Podemos dizer que 2011 foi um ano de êxito para a meteorologia e para a agricultura", completou.

Mais chuvas
De acordo com a Emparn, ainda existe a previsão de chuva, inclusive para o próximo final de semana. "O deslocamento da zona de convergência para a posição mais ao sul do equador vai favorecer a região de Mossoró e chapada do Apodi", explica Gilmar Bristot.
Ele acrescenta também que haverá período chuvoso no litoral leste-nordeste até meados de julho, devido às condições do oceano Atlântico-sul. "O período chuvoso no Nordeste acontece no primeiro semestre - a partir de fevereiro até maio - onde há maior incidência de chuva. A partir disso, as precipitações não têm tanto significado para a economia", conclui o meteorologista.

Fonte:de fato

Aeroporto de São Gonçalo não ficará pronto para a Copa de 2014

Governadora durante mais de 7 anos, Wilma de Faria se programou - a partir de muitas promessas do governo Lula - para inaugurar o Aeroporto de São Gonçalo.
Não conseguiu.
Governadora atual, Rosalba Ciarlini chegou a sonhar com a inauguração do aeroporto. Pode até fazê-lo, mas somente num possível segundo mandato.
O aeroporto de São Gonçalo não ficará pronto para a Copa de 2014, e o primeiro mandato da Rosa termina exatamente no final de 2014, seis meses depois da Copa.
Hoje, durante audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, o deútado Fábio Faria ouviu do presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, que o Aeroporto Augusto Severo será o aeroporto oficial da Copa.
Mas depois de ser ampliado e passar a ter capacidade de 4,2 milhões de passageiros para 5,8 milhões ao ano.
O investimento do governo federal será de R$ 16 milhões e o edital está previsto para ser lançado em 1º de agosto, com início das obras previstas para janeiro próximo.

"Ficou claro, pelos argumentos apresentados pela Infraero, que o Augusto Severo será o aeroporto oficial de natal para a Copa de 2014, já que o Terminal de São Gonçalo do Amarante não deve ficar pronto em três anos. Mas além de ampliar a capacidade, há muito o que melhorar no terminal de passageiros", disse Fábio Faria, único potiguar a integrar a Comissão que discute o fomento ao turismo e ao esporte.

O aeroporto de São Gonçalo foi citado pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, como um modelo de concessão que deve ser levado a outros estados. O terminal de cargas e passageiros será totalmente concessionado, sem investimentos públicos, cujo leilão está marcado para 19 de julho.

FONTE:TG

Câmara aprova vestibular gratuito para aluno de escola pública


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira, em caráter conclusivo, proposta que isenta da taxa de inscrição no vestibular nas instituições federais de ensino superior os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e os que tenham recebido bolsa integral em escola privada.

Em ambos os casos, os candidatos devem comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (o equivalente hoje a R$ 817,10).

A proposta será encaminhada para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara